Home / Notícias / Geral / Araucária volta a sofrer com problemas na coleta de lixo

Araucária volta a sofrer com problemas na coleta de lixo

Dezenas de moradores de Araucária relataram ao longo dos últimos dias estarem sofrendo com a ausência da coleta de lixo domiciliar em suas casas. O problema já foi identificado nos bairros Fazenda Velha, Estação e Costeira.

Em alguns casos, os sacos de lixo se acumulam em frente às casas e o transtorno só não é maior porque parte do material descartado acaba sendo recolhido por catadores de recicláveis. A situação se agrava também em virtude do período de final de ano, onde a produção de lixo nas casas acaba sendo superior ao restante dos meses.

Em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a quem cabe gerenciar a coleta domiciliar na cidade, esta informou que – de fato – a empresa responsável pelo serviço alegou ter enfrentado problemas com sua frota de caminhões, o que levou ao inconveniente para os moradores de Araucária.

Atualmente a coleta é feita pela Transportec Coleta e Remoção de Resíduos, por meio de um contrato emergencial, já que a licitação principal para definir quem fará o trabalho se a arrasta no Município desde o segundo semestre de 2016. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, nessa sexta-feira, 4 de janeiro, representantes da empresa foram convocados à explicar as razões de não estarem cumprindo o contrato, sendo que eles informaram que na quinta-feira (3) três caminhões coletores apresentaram defeito, o que gerou problemas em cadeia na coleta de lixo. “Notificamos a empresa pelo descumprimento e a multamos. É o instrumento legal previsto em contrato neste tipo de situação. Demos prazo para que eles regularizem o serviço. Caso não cumpram o determinado, isso pode acarretar no rompimento do contrato e na inabilitação da empresa para celebração de acordos futuros com a administração pública por até dois anos”, explicou o titular da SMMA, Vitor Cantador.

O contrato entre a Prefeitura a Transportec, explicou Vitor, prevê que a empresa precisa disponibilizar seis caminhões para a coleta de lixo, além de dois para o recolhimento na área rural e outros dois que devem permanecer em seu pátio para atuar em caso de reserva. Logo, pelo menos em tese, a quebra dos três caminhões não deveria ter gerado todos os problemas que estão sendo registrados na cidade. “No final da tarde desta sexta-feira, determinei que um fiscal nosso comparecesse à sede da empresa e verificasse se todos os caminhões previstos em contrato estavam à disposição. Caso não estivessem, faremos outra notificação à Transportec”, acrescentou Vitor.

Na manhã deste sábado (5), nova informação da Secretaria de Meio Ambiente informa que a Transportec havia acrescido dois caminhões extras para tentar normalizar a coleta, sendo que a promessa da empresa era a de que até amanhã todo o recolhimento de lixo em todos os bairros de Araucária estaria normalizado.

 

Fotos: Divulgação

Sobre Waldiclei Barboza

Waldiclei Barboza
Waldiclei Barboza é jornalista da editoria de Política de O Popular do Paraná desde 2005. Sempre às quintas-feiras, publica neste espaço e na edição impressa de O Popular uma Coluna sobre o dia a dia da política local.

7 comments

  1. Demoro muito pra multa los.Deveriam ter multado ja na primeira semana.Uma empresa dessas que se propoe a trabalhar e nao sabe e nao consegue.E sabe qual é o pior,vao recolher sim todo o lixo,mas todo misturado, e a população nao esta reciclando mais,pois vai misturar mesmo ou nao recolhe mesmo certinho como era.Essa administração é so asfalto mesmo um programa tao bom do de lixo reciclado estava dando tao certo,aos poucos estao conseguindo acabar com ele.Ainda tem o fato que tem inumeras reciclagens irregulares no municipio que a prefeitura faz vista grossa,esses coletores de rua e carros coletores entregam la.Tem uma do lado da minha casa rua bahia c/ miguel bertolino denunciei faz 5 meses e nao fecharam ainda, nao tem alvara, depois vai pegar fogo na minha casa e quem vai pagar?

  2. Asfalto encobre problemas como este da coleta de lixo,a situação da saúde no município,segurança e muito mais….

  3. alex dos santos taborda

    vergonha cade espigao alto,tiete nada

  4. alex dos santos taborda

    coleta de lixo

  5. Querem que agente trabalhe mais a empresa não tem caminhao pra gente trabalhar

  6. Sou funcionário essa empresa tá uma bosta

  7. Palma, Palma, Palma, não priemos cânico! Tio Hissan vai dar jeito nisso. Até Wi-fi ele já colocou nos buzão prá piazada ficar no face!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*