Audiência pública discute direitos dos animais

Plenário ficou lotado e discussões importantes foram colocadas em pauta para possíveis ações
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Audiência pública discute direitos dos animais
Plenário ficou lotado e discussões importantes foram colocadas em pauta para possíveis ações

 

A 1ª Audiência Pública sobre Proteção aos Animais de Araucária, que aconteceu na Câmara Municipal na terça-feira, 22 de agosto, reuniu um público expressivo e debateu os diretos dos animais. O vereador Fábio Alceu, organizador do evento, em parceria com a vereadora curitibana Fabiane Rosa e apoio da Nutrisul Araucária, comentou que apesar da expressiva participação popular, o assunto é crítico, merece mais atenção e deveria ter atraído ainda mais pessoas. “Acredito que a participação popular nunca será em massa, pois o cenário da política nacional está muito desgastada e qualquer ação que envolva políticos não é vista da maneira que gostaríamos. Mas teve a participação das protetoras e pessoas que realmente gostam dos animais e estão preocupados com o abandono e tratamento que eles recebem”, disse.

Além das protetoras e pessoas da sociedade, a audiência teve a participação de membros do executivo ligados diretamente a causa animal como o secretário do Meio Ambiente Victor Cantador, secretário de Agricultura Gustavo Botogoski, responsável pelo CCZ Jessé, além da vereadora Fabiane Rosa de Curitiba, que está ligada diretamente a causa animal em Curitiba, deputado Rasca Rodrigues, que tem diversas leis também relacionadas com a causa e Márcio Barros, representando o deputado Rubens Recalcatti.

“Ficou definido que vamos iniciar a criação de uma rede de proteção dos animais envolvendo o executivo, legislativo e protetoras, para juntos estudarmos as leis existentes e possíveis alterações, e leis novas que possam ser aplicadas. Uma coisa ficou clara, que somente a união pode fazer com que ações realmente sejam efetivadas, não adianta ter leis se a Prefeitura não tem condições de fiscalizar, não adianta ter leis se não acontecer um processo de conscientização. Não adianta colocar pessoas nos setores que não tenham afinidade com o assunto. Foi bastante produtivo para dar início nestas situações, que sempre são apenas comentadas, mas nunca debatidas”, pontuou Fábio.

Ainda de acordo com o vereador, a ideia da audiência pública partiu de um grupo de protetoras que estava cansado de aguardar ações neste sentido e também da dificuldade que elas encontram quando precisam de solução para situações que surgem diariamente com os animais. “Foi conversado também com o gabinete do vereador Ben Hur, que também ajudou para que o evento acontecesse. Além da presença das vereadoras Amanda e Lúcia”, disse.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Rafaela Carvalho

Compartilhar
PUBLICIDADE