Baixo número de crianças vacinadas contra a gripe preocupa

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Com a proximidade do fim da campanha de vacinação contra a gripe, que será no dia 1º de junho, e apesar do Dia ‘D’ já ter sido realizado no sábado, 12 de maio, o baixo número de crianças de 6 meses a 4 anos vacinadas contra a gripe preocupa. Até o dia 12, foram registrados apenas 3.883 doses aplicadas (43,7% da população alvo, cuja meta é atingir 90%). As crianças estão entre os grupos mais vulneráveis a complicações com a gripe. Outros grupos que são alvo da campanha estão em situação melhor.

Levando em conta todos os grupos da campanha, Araucária atingiu 63,43% de cobertura vacinal. A vacinação ocorre em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira. No caso do Dia ‘D’, um sábado em que todos os postos de saúde da área urbana estiveram abertos com suas equipes exclusivamente para vacinação, apenas 827 crianças receberam as doses em Araucária; o equivalente a 9,32% dessa faixa etária. Esses números aumentam a preocupação com a sequência de dias mais frios, quando é comum aumentar o número de famílias que buscam atendimento de urgência e emergência para as crianças em decorrência de gripe.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o mês de maio é o mês em que o Pronto Atendimento Infantil de Araucária (PAI) realiza o maior número de atendimentos de crianças. A expectativa é que mais de 9 mil atendimentos ocorram neste mês. Em fevereiro foram 3.626 atendimentos, em março 6.583, e em abril 7.831. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação dos grupos previstos na campanha também beneficia quem está fora desses grupos por ajudar a combater a circulação dos vírus.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária, são as pessoas com doenças crônicas (conforme listagem do Ministério da Saúde) que não tomam a vacina contra a gripe a maioria das vítimas de mortes por complicações da doença.

Vacina

A vacina oferecida neste ano pelo Sistema Único de Saúde é voltada para combater o influenza H1N1, H3N2, e o influenza B. É preciso esclarecer que a vacina não é capaz de fazer desenvolver a gripe porque é feita com o vírus morto. A imunização contra influenza realiza a proteção relacionada a alguns dos principais vírus que estão circulando e contidos na vacina anual, mas há outros vírus circulando. A vacina contra o vírus influenza não é indicada a pessoas com histórico de reação alérgica à vacinas anteriores ou com alergia grave a ovo de galinha e derivados.

 

 

 

Texto: Maurenn Bernardo e assesoria

Publicado na edição 1113 – 17/05/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE