Batalha medieval chama atenção no Parque Cachoeira

Guerreiros te convidam a fazer parte do grupo para conhecer novos amigos e se divertir
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Batalha medieval chama atenção no Parque Cachoeira
Guerreiros te convidam a fazer parte do grupo para conhecer novos amigos e se divertir

 

Se você já passou pelo Parque Cachoeira, próximo ao Corpo de Bombeiros, na tarde de um domingo qualquer, e presenciou um grupo lutando com roupas medievais, como se estivesse em uma batalha, e ficou sem entender o que estava acontecendo, vamos esclarecer pra você. Trata-se de um dos encontros do grupo Clã da Fênix, que se reúne para simular um combate medieval com direito a roupas de época, espadas de espuma e uma história repleta de guerreiros, monstros e muita diversão.

Ainda está sem entender? Vamos lá! O grupo é praticante de um jogo chamado Larp, onde os participantes interagem representando papéis dentro de uma história. São personagens que eles mesmos criaram ou receberam para jogar. No entanto, não há um roteiro ou script. As decisões são tomadas pelos jogadores no desenrolar da história, na base do improviso, enquanto estão brincando de representar seus personagens. É uma espécie de teatro ao ar livre. Agora ficou mais fácil de entender, não é mesmo?

O coordenador do Clã da Fênix, conhecido no jogo como Crucio Arpion, comenta que o jogo realizado no parque é uma ótima opção de lazer, uma excelente oportunidade de tirar as crianças e jovens da frente da TV e levá-los a interagir com outras pessoas, ao mesmo tempo em que podem se divertir muito. “Praticamos o Swordplay, que é a técnica de luta e o Larp, que é mais focado em inventar uma história. Juntamos os dois para que a brincadeira possa parecer uma peça teatral onde os jogadores são livres para atuar e montar a trama. Antes de começar a partida, todos preenchem uma ficha como se fosse um jogo de computador, escolhem uma arma e descobrem se irão lutar contra outro clã ou personagem. A cada final de semana é como se eles avançassem um nível do jogo”, explica Crucio.

Batalha medieval chama atenção no Parque Cachoeira

De volta

O Clã da Fênix foi criado em 2015, mas a falta de incentivo fez os participantes se desinteressarem, e assim o grupo foi se dispersando. Em janeiro deste ano as atividades foram retomadas e atualmente o Clã conta com 30 integrantes, mas continua aberto para receber novos participantes. “Podem participar crianças e jovens de qualquer idade, no entanto, se for menor, precisa estar acompanhado por um responsável”, orienta Crucio.

Ainda de acordo com ele, os próprios participantes é que confeccionam suas vestimentas, e quando um deles não tem condições, todos se ajudam entre si. “As espadas são feitas com espuma e papelão pra evitar que alguém se machuque e depois ainda passam por uma análise pra ver se estão de acordo”, acrescenta.

Entenda o que é Larp e Swordplay

O Larp é ao mesmo tempo um jogo de representação de personagens e um tipo de arte participativa. Ele pode até se assemelhar ao teatro.
Swordplay é o nome dado ao esporte que simula uma batalha entre combatentes equipados com réplicas de espadas ou instrumentos de combate revestidos com espuma para garantir a segurança dos participantes envolvidos.

Serviço

As reuniões do Clã da Fênix acontecem todos os domingos, às 15h30, no Parque Cachoeira, ao lado do Corpo de Bombeiros. Quem quiser participar é só chegar lá e conversar com os responsáveis pelo grupo.

 

 

Fotos: Everson Santos

Publicado na edição 1111 – 03/05/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE