“Cãodomínio” clandestino incomoda moradores

Local já está com vários animais e a preocupação é que o número aumente
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“Cãodomínio” clandestino incomoda moradores
Local já está com vários animais e a preocupação é que o número aumente

Uma espécie de condomínio de cães que existe na Rua Pedro Paulo Pianowski, quase esquina com a Rua Carlos Vicente Zapxon, no Jardim Planalto, está incomodando moradores da região. O problema é que no local onde os cães são recolhidos, as condições de higiene não são ideais e, pra piorar, o número de animais que são abandonados no local cresce a cada dia.
A situação foi denunciada por alguns moradores que alegam que a dona do abrigo não tem noções do perigo que sua atitude representa para a saúde pública, uma vez que alguns cães estão visivelmente doentes.

“Cãodomínio” clandestino incomoda moradores
Moradora construiu um abrigo, mas as condições do local não são ideais

Uma protetora independente da cidade disse que a mulher que recolhe os cães precisa de um acompanhamento psicológico porque há indícios de que seja uma acumuladora de animais. “Nós já fomos até lá, conversamos com ela, vacinamos e microchipamos os cães, doamos ração, fizemos campanha de adoção para os animais, mas quando viramos as costas, ela recolhe mais cães, e a situação parece não ter fim”, disse a voluntária.
Ainda de acordo com ela, a atitude da mulher acaba incentivando mais pessoas à pratica do abandono, isso porque elas sabem que se deixarem os cães no local, eles serão recolhidos. Também conforme a protetora, o caso do abrigo precisa de uma ação envolvendo as secretarias do Meio Ambiente e da Saúde, ONG Bicho Não é Lixo, CCZ, e demais entidades envolvidas, porque não resolve apenas retirar os animais do local e não ter onde colocá-los. “A mulher precisa de tratamento e os cães precisam ser adotados”, explicou.
Denúncias podem ajudar
Sobre a situação, a Prefeitura disse que já orientou a coordenadora da ação de que a situação dos animais não é a ideal, o que inclusive acaba incentivando ainda mais o abandono de cães na região, pois outras pessoas acabam utilizando o espaço para “descarte” de animais.
Em situações como esta, a Prefeitura precisa da colaboração dos moradores da região para denunciar práticas de abandono. Os locais que recebem esses registros são a Secretaria de Meio Ambiente (telefone 3614-7480), Ouvidoria (0800-643-1550), por e-mail ouvidoria@araucaria.pr.gov.br ou ainda na Delegacia de Polícia (para investigação criminal).
As denúncias possuem mais chance de resultado quando são acompanhadas de provas pelo denunciante (como fotos e vídeos da ação de abandono). Detalhes como placas de carros também podem ajudar na identificação dos infratores.
Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE