Casos de diagnóstico tardio de AIDS preocupam Secretaria de Saúde

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) alerta para a ocorrência de diagnósticos tardios de HIV/Aids no município. Somente no mês de maio de 2017, 66% dos casos positivos se deram de maneira tardia, quando pode ocorrer internamento e até risco de morte. No mês de julho foram seis novos casos diagnosticados no Serviço de Orientações às DST/HIV/Aids (SOA) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA); um deles com falecimento poucos dias após a descoberta.

O diagnóstico precoce, seguido dos encaminhamentos e cuidados necessários, possibilita melhor qualidade de vida à pessoa com o vírus HIV. O teste rápido (que é gratuito) pode ser realizado em qualquer unidade básica de Saúde ou SOA com a garantia de sigilo.

De acordo com o SOA, os usuários da saúde com diagnóstico tardio já costumam relatar sinais como emagrecimento, fraqueza, indisposição, relato de nódulos e ínguas, algumas vezes diarreia diária. “Parte descobre que possui o vírus HIV/Aids somente ao ser atendido em um serviço de urgência e emergência, como a UPA. Isso é ruim porque já vai [ao atendimento] porque está doente”, explicou a coordenadora do SOA, Cleonice Aparecida Oliveira. No caso do HIV, há pessoas que só descobrem o vírus quando fazem o teste, já que a infecção pode passar despercebida (assintomática), mas desde a contaminação o vírus é transmissível.

Os números do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram que, entre 01/01/2016 e 30/06/2017, Araucária teve 183 diagnósticos de Aids em adultos (acima de 13 anos). Desses, 95 casos foram na faixa dos 20 aos 34 anos e 60 casos foram na faixa dos 25 anos a 49 anos. O grupo de 15 a 19 anos teve 14 casos confirmados neste mesmo período e, segundo o SOA, é uma faixa etária que vem registrando aumento de resultados positivos.

Teste rápido

Para fazer o teste rápido basta apresentar um documento com foto. Não é necessário agendar o teste ou ter encaminhamento médico. A partir dos 13 anos de idade não é necessário estar acompanhado. O SOA atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (sem fechar para almoço). Mais informações: 0800-6424125 ou (41)3901-5190.

 

Texto: Maurenn Bernardo

Compartilhar
PUBLICIDADE