Casos de gripe superlotaram o PAI

Movimento foi intenso durante toda a madrugada
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Casos de gripe superlotaram o PAI
Movimento foi intenso durante toda a madrugada

 

Na noite de terça-feira, 15 de maio, a situação foi tensa no Pronto Atendimento – PAI. Entre as 7h de terça até às 7h de quarta, nada mais nada menos do que 403 crianças estiveram na unidade. Por volta das 23h30, segundo informações, o painel de atendimento ainda registrava 30 crianças na fila de espera, sinalizando que o movimento se estenderia madrugada adentro.

Ainda conforme informações, três crianças foram encaminhadas para internação no Hospital Municipal – HMA, no entanto, não havia vagas disponíveis e elas tiveram que entrar na fila da Central de Leitos. “Foi um caos, tinha crianças com febre, chorando de dor, os pais estavam aflitos e não podiam fazer nada, a não ser aguardar”, comentou uma mãe.

Sobre o caso, a Secretaria de Saúde informou que o atendimento foi realizado com a equipe completa e que a grande maioria dos atendimentos estava relacionada a complicações de gripe. Ressaltou que a vacina contra a gripe é um importante meio de proteger as crianças de complicações que levam à necessidade de atendimento de urgência e emergência e que no momento, Araucária tem baixa procura pela vacina dentro da campanha que está em andamento nos postos de saúde (veja matéria correlata), e isso preocupa, porque maio é considerado o mês onde há maior número de atendimentos no PAI por causa de complicações de gripe.

Ainda de acordo com a Saúde, na terça-feira (15), das 7h às 19h, foram atendidas 240 crianças no PAI. E das 19h às 7h de quarta (16), foram mais 163 crianças. Nas últimas 24h, 34 crianças ficaram em observação. No dia anterior foram 48 crianças. Há casos, em que a internação foi necessária e por ser uma unidade de urgência e emergência, o atendimento prioriza sempre os casos mais graves.

 

 

Foto: divulgação

Publicado na edição 1113 – 17/05/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE