Chegada de dias mais quentes aumenta risco de proliferação do Aedes aegypti

Cuidados dentro de casa podem evitar proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Cuidados dentro de casa podem evitar proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya
Cuidados dentro de casa podem evitar proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya

A proximidade da primavera e do verão deve despertar um novo alerta sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya). Isso porque a chegada de dias mais quentes e a frequência maior de chuva aumentam a possibilidade de surgirem novos focos. Os ovos depositados pela fêmea podem sobreviver até 1 ano sem água; o que mostra a necessidade de atenção permanente ao longo de todo ano.

Em Araucária, mesmo durante o período de inverno, a equipe de combate a endemias (da Secretaria Municipal de Saúde) está visitando casas, comércios e pontos estratégicos no sentido de mobilizar a população para ações preventivas e de detectar possíveis focos. “É um trabalho para evitar a proliferação de mosquitos. Só de manter os ambientes limpos [o morador] já contribui muito”, destaca a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Alexsandra Tomé.

A Secretaria de Saúde está concluindo um levantamento geográfico para atualizar a quantidade de imóveis para a cobertura das ações de prevenção. Em 2015 eram 33.500 imóveis cadastrados (entre casas, comércios, terrenos e pontos estratégicos). Números de 2016 (ainda não fechados) apontam para cerca de 42 mil imóveis. O aumento pode ser justificado, por exemplo, pelo crescimento de loteamentos na cidade.

Os agentes comunitários de Saúde e as escolas do município têm se envolvido em ações de combate ao Aedes aegypti por meio de ações educativas com a comunidade. Outra ação importante tem sido a remoção de entu­lhos de diferentes tipos em várias regiões da cidade com a ajuda dos moradores locais. Aliás, a população pode e deve fazer a sua parte tomando os cuidados para evitar situações que favoreçam o acúmulo de água parada.

Não custa lembrar que Arau­cária conta com um serviço telefônico para esclarecer dúvidas e receber pedidos de vistoria relacionadas a suspeitas de focos de dengue. O telefone é 0800-643-3005. O morador pode também solicitar coleta de entulhos (sofás, colchões, madeiras, metais, vidros, eletrodomésticos, eletrônicos e galhos de árvores) pelo telefone 3614-7480 (Meio Ambiente). Para resíduos de construção civil (areia, terra, pedra brita, concreto e ou­tros), pedidos de remoção podem ser realizados pelo fone 3614 7580 (Obras). É muito importante que o morador entre em contato e seja claro quanto ao tipo de resíduo que deseja que colete.

Foto: Carlos Poly/SMCS

Compartilhar
PUBLICIDADE