Chuva causa estragos em diversos bairros da cidade

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No final das tardes da última terça e quarta-feira fortes chuvas atingiram Araucária. Nos dois dias, a chuva deixou quase 22 mil pessoas sem luz e os danos causados envolvem residências e escolas no Município. A Defesa Civil distribuiu, em Araucária, cerca de 70 m² de lona e informou que a quantidade de chuva nos dois dias foi equivalente ao esperado para aproximadamente 30 dias.

De acordo com o Simepar, as chuvas foram propiciadas pelo calor e grande instabilidade atmosférica, com temporais de forte intensidade em diversas cidades do Paraná, acompanhados de muitas descargas elétricas. As chuvas foram concentradas em curto espaço de tempo, onde 40 milímetros foram distribuídos em pouco mais de uma hora em Curitiba e região metropolitana.

O jardim Alvorada foi um ponto em que a água subiu mais de um metro e, próximo ao viaduto que dá acesso a Petrobras, um motorista em seu carro Parati, cor branca, tentou passar por um local alagado e não conseguiu deixando seu carro boiando no meio do caminho.

Já no bairro Costeira, na rua Miguel Skura, a moradora Maria Cecília Zabott, teve a casa inundada e problemas com a Sanepar. “Na terça e na quarta quando começou a chuva, minha casa foi ficando alagada e o vaso sanitário e os ralos começaram a transbordar, pois o esgoto da rua estourou. Mais tarde um funcionário da Sanepar veio até aqui, tirou fotos e fez diversas anotações. Na quarta aconteceu tudo de novo e a Sanepar admitiu que realmente é um problema do esgoto e que vão arrumar, mas não me deram prazo para isso”, contou.

Maria Cecília disse que perdeu móveis e eletrodomésticos em casa e que graças a ajuda dos vizinhos agora está em uma casa em construção na mesma rua. “A água subiu em torno de 40 centímetros na minha casa e por isso tive que tirar tudo de dentro dela. Agora eu e minha família estamos sem água e luz.”, declarou. Além disso, ela contou que outras casas da região também sofreram com o mesmo problema de alagamento e esgoto dentro de suas residências.

A respeito do caso de Maria Cecília, a Sanepar informou que esse tipo de situação ocorre pelo mau uso da rede, devido ao lançamento de objetos e materiais em vasos sanitários e água da chuva lançada na rede, que acaba por não dar conta de escoá-la totalmente. “Esse problema não foi provocado pela Sanepar, tampouco de um dia para o outro. O sistema de esgoto é coletivo e as pessoas devem usá-lo adequadamente, evitando, assim, problemas de transbordamento, como o descrito”, afirmou uma das responsáveis pela Companhia. A Sanepar assegurou que foi até a casa de Maria Cecília e, seguindo o protocolo, foi informada pela proprietária de que não era necessário realizar a higienização na casa. A equipe da Companhia também realizou o levantamento de dados para ressarcir a moradora dos prejuízos que ela teve e informou que fará a instalação de uma válvula de retenção na rua e fiscalizará com rigor a região. Além disso, a Sanepar afirmou que entrará em contato com a proprietária da casa direcionando-a com sua família a um hotel, visto que não há condições de permanecer na residência.

Texto: Rafaela Carvalho

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