Cidadão “move mundos” para agendar uma cirurgia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Revoltado com a demora da Secretaria de Saúde em liberar uma cirurgia que vem aguardando há mais de dois anos, um cidadão araucariense, que preferiu não se identificar, decidiu expor seu problema e falar o que talvez muitos não te­nham coragem. Ele afirma que vem pagando seus altos impostos em dia e que os mesmos deveriam ser usados para manter os serviços públicos funcionan­do, o que não vem ocorrendo. “Um dia precisei realizar uma cirurgia no joelho, mas esperei, esperei, e nada! Nada da cirurgia ser marcada. Fiquei muito insatisfeito e resolvi reclamar. Enviei quase mil e-mails com reclamações para a Ouvidoria, para a Secretaria de Saúde e para a Prefeitura. De tanto reclamar, consegui que marcassem uma reunião com o secretário de Saúde. Nesta reunião, o secretário falou, falou e não disse nada”, revelou o cidadão.

Segundo ele, ficou acertado que deveria esperar primeiro o hospital ligar para agendar a cirurgia, mas um fato teria lhe chamado a atenção: uma fala do secretário de Saúde dizendo para ele fazer uma nova ressonância magnética, pois para fazer este exame não existe mais fila de espera. É necessário apenas marcar uma consulta de manhã e, se quiser, poderá fazer a ressonância de tarde. “Apesar da fala do secretário, estou esperando a consulta ser marcada e me perguntando: será que vai sair mesmo? Será que a cirurgia será realizada? Para onde vai o dinheiro dos impostos pago pelos cidadãos de Araucária, uma das cidades mais ricas do Paraná?”, indagou.

Decisão radical

Diante da demora, o cidadão tomou uma decisão radical: disse que vai reclamar todos os dias até quando ligarem para marcar sua cirurgia. “Sei que o meu caso não é consi­derado grave pelos médicos e até concordo. Rompi o ligamento cruzado do joelho direito e preciso mesmo de cirurgia, mas este problema não interfere no meu dia à dia porque consigo andar, correr normalmente. Resolvi reclamar mesmo não sendo um problema urgente porque moramos num dos países que mais se pagam impostos no mundo e a cidade de Araucária é uma das cidades mais ricas do Paraná. Estou desde dezembro de 2012 correndo atrás para fazer a cirur­gia e até agora nada, ou seja, já vai completar dois anos e meio. Dentre as reclamações que fiz para os vereadores, para a Ouvidoria e para o secretário de Saúde estão a demora para realizar a cirurgia e o fato de me encaminharem para fazê-la em Campo Largo, sabendo que Arau­cária é uma das cidades mais ricas do Estado e não faz este procedimento. O Hospital de Araucária realizava este tipo de cirurgia e agora não faz mais. O município deveria receber pacientes de outras cidades e não o contrário, ficar mandando pacientes daqui para se tratar em outra cidade”, denunciou.

O usuário disse ainda que na terça-feira, 28 de abril, teve uma consulta com o médico ortopedista no HMA e este teria dito a ele que tem 100 pessoas na fila de cirurgia e que são li­beradas apenas quatro cirur­gias por mês. “Se continuar des­ta forma a minha cirurgia sai daqui a uns dois anos, somados aos dois anos e meio que estou esperando já, totalizam quatro anos e meio de espera”, criticou.

Sobre a denúncia feita pelo usuário, a Prefeitura não se manifestou até o fechamento desta edição.

Compartilhar
PUBLICIDADE