Cidade investe em acessibilidade nas unidades de ensino

Banheiro adaptado na Escola João Sperandio
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Banheiro adaptado na Escola João Sperandio
Banheiro adaptado na Escola João Sperandio

Por meio do Programa Escola Acessível, do Governo Federal, as escolas e Centros Municipais de Educação de Araucária contam com recursos para investir em obras de acessibilidade nas unidades educacionais. A Se­cretaria Municipal de Educação (SMED) dá o suporte necessário durante o processo. Hoje, mais da metade das escolas e CMEIs já recebeu os recursos e há expectativa de que o programa atenda a todas as unidades do município até 2017.

Cada unidade de educação só é beneficiada uma vez pelo programa e tem a oportunidade de, prioritariamente, adequar salas, banheiros, rampas, portas, cadeiras, carteiras, bebedouros entre outros. Além disso, o Escola Acessível prevê a aquisição de tecnologia assistiva (computadores com recursos de acessibilidade, lupas eletrônicas, livros, aplicativos…) ou materiais pe­dagógicos para as crianças com necessidades especiais. Alunos com altas habilidades também podem ser beneficiados.

Na escola Municipal Senador Marcos Freire, no Estação, os recursos, aplicados em 2014, serviram para adaptar dois banheiros, além da aquisição de duas mesas adaptadas para cadeirantes e também de uma cadeira com apoio para os pés. “Hoje a escola está adaptada e essa melhoria é para a comunidade também. Quando se adapta é para todos. Hoje não temos alunos que necessitam desses recursos, mas há possibilidade de que possam chegar e estamos preparados”, garantiu o diretor Sebastião Valter Fernandes.

A Escola Municipal João Sperandio, no Rio Abaixinho, tem alunos com deficiência na unidade, mas apenas duas alunas têm a necessidade de espaços adaptados. Os investimentos foram realizados também em 2014 e foram destinados para a adaptação e revitalização do banheiro para pessoas com deficiência que já existia (com troca de azulejo, lavatório adaptado, porta maior…), além de melhorias no corrimão e implantação de fita antiderrapante na rampa que já existia e a aquisição de um trocador.

Com a chegada das alunas neste ano, a escola oferece condições de atendimento mais adequadas a elas. “Fizemos essas adequações ouvindo a opi­nião da APPF [Associação de Pais, Professores e Funcionários], dos professores e sempre visando o bem estar do aluno”, destacou a diretora Maria Jocire Gondek, complementando que a escola ainda vai adquirir mate­riais pedagógicos.

FOTO: Carlos Poly/SMCS

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