Cohab apresenta projeto fundiário às famílias do Arvoredo 1

Famílias compareceram em peso e tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre os loteamentos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Cohab apresenta projeto fundiário às famílias do Arvoredo 1
Famílias compareceram em peso e tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre os loteamentos

 

As 256 famílias que vivem no Jardim Arvoredo 1 foram convidadas pela Cohab para conhecer detalhes do projeto de regularização fundiária e o trabalho técnico social que está sendo executado na área onde vivem. O encontro aconteceu na quinta-feira, 26 de abril, no ginásio do CAIC, e também foi uma oportunidade para que a comunidade pudesse esclarecer dúvidas sobre as ações. A maioria dos moradores mora no Arvoredo 1 há cerca de 18 anos.

Segundo Lucínio Grebos, diretor técnico da Cohab, a reunião foi de extrema importância porque contou com a presença maciça da comunidade do Arvoredo e de loteamentos vizinhos que também serão atingidos pela regularização fundiária. “Tivemos mais de 500 pessoas e a Cohab conseguiu esclarecer os passos que estão sendo tomados. A topografia foi concluída, já temos cadastro das famílias, estamos fazendo o levantamento social, e em pouco tempo poderemos emitir os carnês para que as famílias possam fazer seus pagamentos. Será cobrado apenas o solo, as benfeitorias ficarão por conta dos próprios moradores. Estamos em fase bem adiantada, e teremos outras reuniões como esta pela frente”, esclareceu Lucínio.

As informações foram divulgadas aos moradores pela Espaço de Vida Propaganda e Marketing, empresa contratada pela Cohab para elaborar o projeto de Trabalho Técnico Social e Regularização Fundiária Urbana – Reurb. De acordo com a empresa, as 17 matrículas públicas da Cohab Araucária que hoje existem no local virarão 256 matrículas, uma para cada família. Durante a apresentação os moradores também puderam entender a diferença entre posse e matrícula, e que de ocupantes do local passarão a ser proprietários.

A ação no Arvoredo 1 tem foco jurídico, urbanístico e social. Com os estudos realizados até o momento já é possível delimitar cada lote de cada família. Os trabalhos continuam e a situação desses moradores será analisada caso a caso. Essas 256 famílias poderão comprar o lote e terão até 300 meses para pagar e parte ainda terá a oportunidade de regularizar seu acesso à luz, água, propriedade.

A regularização está sendo custeada pela Cohab Araucária. O projeto iniciou em maio de 2017 e está se intensificando desde janeiro de 2018 com a contratação da empresa Espaço de Vida. Na semana anterior à reunião no CAIC, um encontro com representantes de diversas secretarias municipais tratou de possíveis ações que possam ocorrer em benefício dos moradores a partir da regularização.

 

 

 

Texto: Maurenn Bernardo e assessoria / Foto: SMCS

Publicado na edição 1111 – 03/05/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE