Cohab e MP se unem para acabar com ocupações irregulares

Reunião levantou questões importantes sobre as ocupações irregulares
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Cohab e MP se unem para acabar com ocupações irregulares
Reunião levantou questões importantes sobre as ocupações irregulares

 

Na tarde dessa quarta-feira, 9 de agosto, a Companhia de Habitação – Cohab, as secretarias municipais de Planejamento, Urbanismo, Governo e Meio Ambiente e representantes do Conselho Municipal do Plano Diretor, se reuniram com a Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e Direitos Humanos de Araucária e com o Centro de Apoio Operacional do MP – CAOP, para discutir de que forma o Município pode atuar para coibir novas ocupações irregulares. O encontro também foi acompanhado pela Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar. A empresa Cibraco, proprietária da área onde hoje está localizada uma das maiores ocupações, conhecida como Israelense, também foi convidada para a reunião, mas não compareceu.

O diretor presidente da Cohab, José Ferreira Soares Neto, disse que um dos principais pontos da discussão versou sobre a necessidade de se fazer um trabalho de topografia na ocupação israelense para que as áreas de proteção ambiental, áreas particulares e áreas de risco possam ser delimitadas. “Com este levantamento em mãos, a Cohab poderá definir junto à Cibraco, a melhor forma de realocar as famílias que vivem naquela área ou ainda estabelecer um projeto de regularização fundiária. Esta foi a primeira reunião de várias que pretendemos fazer”, comentou José Neto.

Ainda de acordo com ele, a Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e Direitos Humanos se comprometeu em conversar com representantes das associações de moradores da comunidade do Israelense para que permitam à Cohab fazer a topografia da área. “Em paralelo a essas discussões, também aguardamos a aprovação do decreto municipal que dará poder à Cohab de coibir ocupações em áreas de preservação ambiental e particulares. A Companhia não tem poder de polícia, mas a Prefeitura, através das secretarias competentes, já recebeu autorização do Ministério Público para efetuar a retirada de novos ocupantes. A meta é de que possamos pelo menos iniciar um trabalho de regularização de todas as ocupações irregulares existentes em Araucária”, ponderou José Neto.

Canais de denúncia

Casos de ocupações irregulares poderão ser denunciados pelos telefones da Polícia Militar: (41) 3642-2768 ou 190 (24 horas); Cohab (41) 3031-3939 e Guarda Municipal: 153 (24 horas).

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE