Colégio Fazenda Velha promove exposição sobre o Holocausto

A representção de uma câmara de gás chamou a atenção dos visitantes
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Colégio Fazenda Velha promove exposição sobre o Holocausto
Alguns objetos foram cedidos por familiares de expedicionários de Araucária. Foto: divulgação

 

Alunos do 3º ano do Colégio Estadual Fazenda Velha organizaram uma exposição sobre o Holocausto, intitulada “75 anos do Dia D”. A mostra, aberta à comunidade, aconteceu na sexta-feira, 5 de julho, e contou com objetos da época como a cápsula de um canhão, espadas e demais artefatos relativos à violência; imagens e filmes sobre os campos de concentração existentes durante a Segunda Guerra Mundial; e ainda uma lista com os nomes de 76 expedicionários combatentes de Araucária.

No pátio, os estudantes fizeram uma encenação, mostrando como era feita a seleção das pessoas que seriam levadas para as câmaras de gás. Em uma sala também foi feita a representação de uma dessas câmaras, onde os alunos, usando máscaras, explicavam aos visitantes sobre o dispositivo onde inúmeros judeus foram mortos.

O professor Pedrinho, que ministra as disciplinas de História e Filosofia, e supervisionou o trabalho dos alunos, conta que a exposição foi o resultado de quatro meses de estudos sobre o tema, em sala de aula. “Eles se aprofundaram no tema e se prepararam para dar explicações aos visitantes. Foi um projeto interessante, todos ficaram empolgados. Os estudantes precisam dessas aulas diferenciadas, não querem mais a mesmice, e isso ajuda no aprendizado”, disse o professor. O projeto contou com apoio de outros professores e da direção do colégio.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1171 – 11/07/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE