Com apoio da Prefeitura, condomínios organizam separação e coleta de recicláveis

Foto: Carlos Poly
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Com apoio da Prefeitura, condomínios organizam separação e coleta de recicláveis
Foto: Carlos Poly

 

Um trabalho de educação ambiental realizado pela Prefeitura de Araucária, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), tem ajudado na organização e separação de materiais recicláveis em condomínios no município. Os condomínios são responsáveis por dar o destino correto aos seus materiais. O descumprimento pode gerar notificações. A expectativa da Prefeitura é de que mais locais integrem essa iniciativa.

O Compodoro Spazio, grande condomínio de 512 apartamentos, no Jardim Sabiá, já chegou a ser notificado pela Prefeitura, hoje se tornou um bom exemplo de organização no destino correto aos recicláveis. Antes, recicláveis e lixo comum eram misturados e ficavam no lado de fora do condomínio para a coleta. De acordo com a equipe de educação ambiental da SMMA, houve casos de coletores que cortaram as mãos com vidros descartados de maneiras inadequadas, caso que é uma realidade na coleta municipal. Aprendendo com o erro, o condomínio  agora conta com espaço interno exclusivo para receber os recicláveis.

Destino correto

Os materiais recicláveis coletados pela Prefeitura seguem para o Centro de Processamento e Transferência de Materiais Recicláveis, onde coletores cadastrados fazem a triagem e o material vendido gera renda para esses trabalhadores. Separar o lixo comum dos materiais recicláveis não é somente pensar no meio ambiente, mas é também apoiar o projeto social realizado com esses catadores. Em Araucária, a coleta seletiva é feita duas vezes por semana na região central e uma vez nos bairros.

Responsabilidade

Quando um morador permite, de maneira intencional ou não, que coletores clandestinos recolham os materiais recicláveis das casas ele pode estar colaborando para o descarte irregular de lixo nas vias e terrenos da cidade e, caso identificado, pode ser responsabilizado por ter dado destino incorreto. Os condomínios que têm interesse em organizar a sua entrega de recicláveis para a coleta seletiva podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo (41)3614-7480.

Texto: assessoria

Compartilhar
PUBLICIDADE