Começa a vacinação contra a gripe para idosos e outros grupos

O objetivo da camapnha de vacinação, que segue até 31 de maio para todos os grupos, é evitar complicações de gripe e mortes. Foto: Carlos Poly
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Começa a vacinação contra a gripe para idosos e outros grupos
O objetivo da camapnha de vacinação, que segue até 31 de maio para todos os grupos, é evitar complicações de gripe e mortes. Foto: Carlos Poly

 

Desde a segunda-feira, 22 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) passou a contemplar os idosos (pessoas com mais de 60 anos), os trabalhadores da saúde (independente do grau de complexidade do setor – rede pública e privada), povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas (com declaração do trabalho), pessoas com condições especiais (doenças crônicas conforme lista do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas, comorbidades, transplantados, entre outras situações), além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas que estão na ativa também foram incluídos como público da Campanha.

A vacinação já havia começado há duas semanas para crianças de até 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres que estão nos primeiros 45 dias após o parto). Segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, em apenas dois dias da campanha para vacinação em idosos, já foram vacinados 6,9% de um público de 8.976 (Acompanhe na tabela os demais grupos).

Os grupos prioritários são definidos pelo Ministério da Saúde e seguem recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo da campanha de vacinação, que se estende até 31 de maio para todos os grupos, é evitar complicações da gripe e mortes.

Onde tomar a vacina

A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Araucária. As senhas da sala de vacinação das unidades básicas de saúde estão sendo entregues das 8h às 16h30 nas unidades da área urbana e das 8h30 às 16h na área rural. Esse é o mesmo horário de atendimento para outras vacinas. É importante destacar que não haverá vacinação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nem no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e nem no Hospital Municipal (HMA).

A vacina da Campanha Nacional de Vacinação protege contra os três principais vírus que circulam atualmente. Como os vírus sofrem mutação, é preciso que as pessoas inseridas nos grupos prioritários de vacinação recebam a vacina todo ano. Quem tomou a vacina de 2018 (mesmo que tenha sido neste ano) deve tomar a vacina de 2019 fornecida durante a campanha.

São condições especiais de saúde para receber a vacina contra a gripe: asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico, fibrose cística, doença renal (nos estágios 3,4 e 5), paciente em diálise, doença cardíaca congênita ou isquêmica, hepatites crônicas, cirrose, transplantados (órgãos sólidos e medula óssea), doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave, obesidade grau 3, síndrome de Down, síndromes de Klinefelter e de Warkany, entre outras. Os profissionais das unidades básicas de saúde podem orientar sobre esses casos.

Higiene

É sempre importante ressaltar que hábitos simples, como lavar as mãos com água e sabão, são muito importantes para evitar a gripe. Quando não há possibilidade de lavar as mãos, o uso de álcool em gel (70%) também é recomendado. Os brinquedos das crianças precisam ser limpos com maior frequência. Outro cuidado importante é manter os ambientes bem arejados. Mesas e balcões devem ser limpos com água e sabão.

Começa a vacinação contra a gripe para idosos e outros grupos

 

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1160 – 25/04/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE