Comunidade escolar presta homenagem a professor que morreu

Alunos quiseram se despedir de Jerson, que foi velado em outra cidade
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Comunidade escolar presta homenagem a professor que morreu
Alunos quiseram se despedir de
Jerson, que foi velado em outra cidade

 

A morte do professor de Filosofia e Sociologia Jerson José Darif Palhano, 47 anos, causou muita comoção entre os alunos e professores das instituições de ensino onde ele dava aulas. Jerson tirou a própria vida no dia 5 de setembro e seu corpo foi encontrado enforcado em um matagal localizado na rua Heitor Alves Guimarães, próximo a praça do Tayrá, no Centro.

Como a família fez o velório de Jerson no interior do Paraná e não em Araucária, os alunos e professores do Colégio Szymanski e do COC, se reuniram na quarta-feira, dia 6, para prestar uma última homenagem ao mestre, como eles o chamavam. A despedida também teve a presença de alunos de outros colégios. Muitos deram depoimentos emocionados, exaltando apenas a figura do professor amigo e da falta que ele fará, e não abordando as circunstâncias da sua morte.

“Por mais que ele estivesse sofrendo de depressão, o fato de ter tirado a própria vida deixou todos muito chocados, por que não condizia com o comportamento dele perante os alunos e os colegas de trabalho. Ele sempre foi muito divertido e alegre”, comentou Claudino, um dos diretores do Szymanski, colégio onde a homenagem foi realizada.

Segundo ele, inicialmente havia a preocupação de que o fato pudesse ser encarado pelos alunos como um ato heróico, mas isso não ocorreu porque o tema suicídio tem sido constantemente abordado em todas as disciplinas e os alunos recebem orientações, independente do setembro amarelo, que é o mês de combate. “Frequentemente o assunto surge em meio às aulas e aos debates, e quando isso acontece, procuramos orientar os alunos. Este ano, por exemplo, tivemos o caso do jogo da Baleia Azul, que trouxe o assunto à tona e provocou muitas discussões e motivou reuniões com pais e alunos”, explicou o diretor.

O diretor do COC, Gidel, disse que fez questão de levar seus alunos para participar da homenagem ao professor Jerson. “Fomos muito bem acolhidos pelo pessoal do Szymanski e tivemos um momento importante de despedida e homenagem”, comentou.

Sobre o suicídio, Gidel disse que neste mês de setembro o colégio está participando de vários trabalhos sobre o tema. No dia da morte do Jerson, por exemplo, tínhamos acabado de fazer um desses trabalhos”, comentou Gidel.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE