Comunidade FAVI reabre unidade de recuperação

Depois de ter ficado fechada por um bom tempo, a unidade de Campina das Pedras voltará a atender dependentes químicos e ou alcoolistas. Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Comunidade FAVI reabre unidade de recuperação
Depois de ter ficado fechada por um bom tempo, a unidade de Campina das Pedras voltará a atender dependentes químicos e ou alcoolistas. Foto: divulgação

 

Após mais de um ano lutando para reabrir sua unidade de recuperação na localidade rural de Campina das Pedras, a Comunidade Terapêutica Fonte de Água Viva – FAVI, finalmente obteve a licença sanitária do Departamento de Vigilância Sanitária. A FAVI enfrentou dificuldades financeiras, depois, por questões burocráticas, teve problemas para obter a licença sanitária.

Mas os percalços foram resolvidos e no dia 18 de fevereiro, veio a tão esperada autorização para reabrir a casa, que poderá exercer atividades de assistência psicossocial e a saúde de portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química. As triagens para acolhimento estão em andamento, quatro com processo praticamente concluído, mas ainda há muitas vagas disponíveis.

A FAVI acolhe dependentes químicos e ou alcoolistas com mais de 18 anos, residentes ou não em Araucária, que aceitem o tratamento de forma voluntária. O primeiro passo é a triagem, que deve ser pré-agendada no escritório administrativo, que fica na Avenida Independência, 422, bairro Porto das Laranjeiras. O fone para informações é o 3642-8114.

Tratamento

O tratamento é baseado no “minnesots”, que segue a filosofia dos 12 passos e consiste num modelo psicoterapêutico de origem humanista, cujo objetivo é atingir a abstinência total do consumo de substâncias psicoativas e ou álcool. O método se aplica por meio de grupos de mútua e auto ajuda, grupo de sentimentos, grupos familiares, palestras, terapias individuais e, quando necessário, acompanhamento clínicos e psiquiátricos, realizados fora da Comunidade Terapêutica. “Esse modelo auxilia o indivíduo a aprender com os outros, a identificar e a listar de forma constitutiva, seus sentimentos e emoções, valores e atitudes antes distorcidos pela droga. O principal objetivo é proporcionar o aprendizado de um novo estilo de vida, livre das drogas”, explicam a técnica responsável e enfermeira Soeli Berezoski Bizzani e o coordenador Valter Luís Solochinski.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1152 – 28/02/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE