Concurso de Oratória teve final disputada

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Organizadores do Concurso de Oratória e a campeã Kauany Aniely Frantz logo após a vitória, na Câmara de Vereadores
Organizadores do Concurso de Oratória e a campeã Kauany Aniely Frantz logo após a vitória, na Câmara de Vereadores

O Concurso de Oratória, atividade voluntária de iniciativa de Danilo Donoso, com a promoção da JCI, teve a final na noite da última quarta-feira. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e os dois primeiros lugares foram para alunas da Escola Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira. Dos 30 alunos que iniciaram o curso, 12 foram vencendo as etapas e classificaram-se para a final. No último dia do concurso a competição foi apertada, pois entre os mais de 700 pontos acumulados em todo o concurso, a vencedora ganhou por apenas um ponto de diferença. O tema dos discursos neste ano foi “Minha cidade precisa de mim, qual o meu papel”.

O organizador Danilo Donoso contou que a disputa final foi emocionante, devido a diferença mínima de pontos. Ele revelou que está muito orgulhoso das crianças que participaram, pois as considera bem preparadas e esforçadas. “Foi um processo de autossuperação incrível. Foi uma grande honra instruí-las. Na final, verdadeiras poesias foram apresentadas e as crianças mostraram que esta geração não está para brincadeira. Todos foram muito bem”, disse entusiasmado.

De acordo com Danilo o projeto estimula a cidadania e a participação destas crianças, que tem entre 13 e 14 anos. “É uma forma de incitá-los a participação social e a realizarem trabalhos voluntários. Estou muito feliz, percebi que os participantes estão realmente preocupados com a sociedade”, afirmou.

A vencedora do concurso foi Kauany Aniely Frantz, que ga­nhou um tablet e troféu. O professor orientador da vitoriosa também ganhou um voucher no valor de R$ 100,00 para usar na Papelaria Lulli. Em segundo lugar ficou Anny July Jungles Souza e o terceiro lugar foi de Vitória Mariana Castro.

A campeã Kauany comentou que sempre gostou de falar em público e que ter feito o curso foi muito bom porque agora ela pode falar de forma mais articulada e convicta. “Este curso me proporcionou várias experiências, eu pude adquirir conhecimento sobre o tema”, contou. A vencedora disse, muito empolgada, que no momento em que anunciaram que ela havia ficado em primeiro lugar, não sabia se chorava ou se pulava de alegria. A mãe de Kauany, Juscimari Frantz, está muito orgulhosa com a vitória da filha, “desde o início do curso ela estava muito entusiasmada e nos dizia que queria ficar entre os três primeiros colocados”. A mãe revelou que auxiliou e orientou Kauany no que foi preciso durante o concurso e ressaltou a importância do estudo. “Iniciativas como esta são ótimas para as crianças perceberem que vale a pena estudar e ir atrás dos objetivos”, afirmou Juscimari.

O corpo de jurados foi composto pela fonoaudióloga Regina Ga­bardo, pelo diretor teatral Jester Furtado, pelo presidente da OAB em Araucária Ricardo Escher e pelo presidente da JCI de Campo Largo Daniel Rodrigues. A fonoaudióloga Regina destacou que achou interessante a iniciativa da oratória, principalmente nos tempos atuais, pois assim há, também, o estímulo e incentivo para que os jovens produzam textos. “As crianças estavam bem envol­vidas e suas produções escritas estavam ótimas dentro da temática escolhida. Os alunos trabalham o ano todo para isso, então todos são campeões. O nível realmente foi alto”, contou Regina, suge­rindo, também, que este projeto deveria constar até mesmo em currículo escolar.

Danilo Donoso aproveitou para agradecer aos parceiros que ajudaram em todo o processo do concurso. “Agradeço ao presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Roberto Mota, e ao grande apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura e Tu­rismo”, finalizou.

Texto: Rafaela Carvalho / FOTO: DIVULGAÇÃO

Compartilhar
PUBLICIDADE