Confeiteira Janete sofre novas ameaças

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Confeiteira Janete sofre novas ameaças

A confeiteira araucariense Janete Martins sofreu novos ataques racistas na madrugada desta quarta-feira, 22 de março. Diferentemente das ocasiões anteriores, onde ela recebeu bilhetes com teores preconceituosos, desta vez foram inúmeras ligações no celular e mensagens pelo WhatsApp. “Era uma voz de mulher e ela ameaçava eu e minha família de morte. No Whats a pessoa questionava porque eu estaria me vitimizando, dizia que iria ferrar minha família, hackear minhas contas. Foi assustador porque essa pessoa mandou fotos de documentos meus e dos meus familiares”, contou.
Janete levou o caso novamente à Promotoria de Justiça do Município, que afirmou que está tomando as providências cabíveis para prosseguir com as investigações.
Coincidência
Janete comentou também que achou estranho o novo ataque ter ocorrido horas depois de ela ter participado de um evento público sobre racismo, na Câmara Municipal de Vereadores (veja no box). “Eu estava tão feliz e emocionada com a criação do Fórum, que vai fortalecer as ações de combate ao racismo, e lamentavelmente tive mais esta decepção. Não sei se foi coincidência, mas estou muito desolada e assustada”, comentou.

Confeiteira Janete sofre novas ameaças

Fórum de Combate ao Racismo

Na noite desta terça-feira, 21 de março, foi criado em Araucária o Fórum de Combate ao Racismo, que terá como missão ampliar e fortalecer as ações de combate ao racismo em Araucária. O evento aconteceu no Plenarinho da Câmara de Vereadores e reuniu cerca de 50 pessoas, entre representantes da APP Sindicato, Sifar, Sismmar, Comusar, Unamar, Igreja Presbiteriana da cidade, Grêmio Estudantil do Colégio Araucária, GEA, ACNAP e demais cidadãos.
O mentor do movimento, Jester Furtado, disse que o caso da confeiteira Janete inspirou a criação do fórum. “A partir de agora, este coletivo pretende implantar vários atos em prol da causa. Araucária já possuía varias células de combate ao racismo, que agiam de forma isolada e isso nos deixava mais frágeis. Provoquei a reunião na intenção de unir essas células e nos fortalecermos, enquanto coletividade que busca e buscará incessantemente a promoção do respeito a diversidade, e estará firme frente ao combate aos racistas. Racismo não é problema de negros, é problema de todos. Certamente os criminosos que estão ameaçando a Janete, cedo ou tarde serão punidos”, pontuou Jester.

Texto: Maurenn Bernardo / Fotos: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE