Crianças e adolescentes participam da 7ª Conferência Municipal sobre seus Direitos

Os pequenos contribuíram com as discussões e deram sua opinião
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os pequenos contribuíram com as discussões e deram sua opinião
Os pequenos contribuíram com as discussões e deram sua opinião

Além de contar com a tradicional participação de autoridades e representantes de projetos sociais do município, a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araucária decidiu convidar o motivo do evento para participar do encontro. Isso mesmo! A ideia foi dar aos pequenos a oportunidade de contribuir com as discussões, opinar e ainda conhecer seus direitos. O evento aconteceu na última quinta-feira, 25 de junho, e atraiu vários participantes ao Centro de Convivência Dr. Ulysses Guimarães.

Lá, eles ouviram uma pa­lestra com o convidado Fábio Silvestre da Silva, supervisor de Projetos da Fundação CSN de São Paulo, e viram a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vivian do Rocio Graboski, incentivar as discussões. “Nos reunimos aqui com o objetivo principal de tornar as crianças e adolescentes em verdadeiros sujeitos de direitos”, comentou a presidente.

Para isso, o grupo analisou possibilidades de atendimento a autores de atos infracionais, sugestões para a participação de menores nos espaços de convivência, estratégias que facilitem a expressão livre das crianças e também a proteção especial daquelas que têm seus direitos ameaçados ou violados. “O momento e a fala são de vocês, adolescentes. Vocês podem ajudar a escolher o que querem para o futuro da geração que representam. Espero que possam contribuir bastante com as discussões e atuem como multiplicadores dos assuntos aqui tratados”, pontuou a secretária municipal de Assistência Social, Ivana Che­mello Opis.

Segundo Thayná dos Santos Bruno, de 16 anos, a oportunidade de participar em um encontro assim foi única e mostrou que, mesmo jovem, é possível levantar a voz e contribuir com a sociedade. “Achei bem legal poder participar, pois, quem melhor para opinar sobre o que nos beneficia? Temos a vivência nos bairros e nos espaços que nos atendem, então sabemos do que precisamos”, afirmou a garota, que representou o Adolescentro Tupy na conferência.

Conferências Livres

Vale ressaltar que, antes de chegarem ao evento, os participantes marcaram presença nas Conferências Livres, nas quais conversaram a respeito de leis, direitos e do que esperam em relação às políticas públicas. As Conferências Livres aconteceram com participantes do Espaço Menina, Adolescentro Industrial, COMSE, Escola Municipal Juscelino Kubitshesk, Instituto Schnnor, Adolescentros Costeira e Tupy.

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: CARLOS POLY / SMCS

Compartilhar
PUBLICIDADE