Crianças e adolescentes do CMAEE terão aulas de Equoterapia

Uma criança em uma sessão de equoterapia
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Crianças e adolescentes do CMAEE terão aulas de Equoterapia
Foto: Everson Santos

Crianças e adolescentes do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Área Intelectual (CMAEE) Joelma do Rocio Túlio, em Araucária, em breve contarão com aulas de Equoterapia, um método terapêutico e educacional que faz uso de cavalos. A aprovação do projeto da Associação de Pais, Professores e Funcionários (APPF) ocorreu recentemente via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e as despesas serão bancadas pelo Fundo da Infância de Araucária (FIA). Profissionais de diversas áreas do CMAEE Joelma acompanharão de perto a atividade.

De acordo com o projeto, a meta é garantir o atendimento para 13 crianças/adolescentes matriculadas(os) no CMAEE Joelma em um período de 12 meses. Entre os benefícios aguardados estão à evolução significativa no sistema motor, psico-afetivo e social, impactando positivamente a qualidade de vida, oferecendo-lhes maior autonomia e inclusão na sociedade. O aumento da autoestima, a superação do medo, o desenvolvimento de afetividade com o animal e o aprendizado de regras são outros objetivos do projeto.

O atendimento de Equoterapia será em um centro hípico de Araucária que conta com equipe multidisciplinar (áreas de Psicologia, Fisioterapia, Pedagogia e Equitação) e que é especializada para este atendimento. O cavalo será selecionado de acordo com a particularidade e diagnóstico de cada praticante.

A Equoterapia tem sido reconhecida como uma prática complementar. Entre os quadros clínicos indicados para Equoterapia estão: paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, lesão medular, esclerose múltipla, distúrbios de comportamento, déficit de atenção e concentração, autismo e síndromes diversas (Down, Willians, Algelmann). 

Texto: assessoria

Compartilhar
PUBLICIDADE