Deputada estadual destina recursos para APAE

Deputada visitou a escola e participou da audiência pública
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Deputada estadual destina recursos para APAE
Deputada visitou a escola e participou da audiência pública

 

Na segunda-feira, 14 de agosto, durante uma audiência pública na APAE Araucária, a deputada estadual Claudia Pereira destinou recursos para que a instituição possa comprar um parque adaptado para os seus alunos, no valor de R$ 15.000,00. O parque será licitado e comprado pela própria associação, que poderá selecionar os brinquedos segundo o seu interesse e espaço físico disponível.

A deputada é autora da lei 18563, que obriga hospitais públicos e particulares a comunicar o nascimento de bebês com síndrome de down às instituições, entidades e associações especializadas que desenvolvem atividades com pessoas com deficiência no Estado do Paraná. O objetivo é garantir o aco­lhimento dos pais para que entendam as necessidades do seu filho e para que este possa ter os estímulos adequados, desde o início, para atingir o seu pleno desenvolvimento. A lei foi incluída no ano passado no protocolo de atendimento do programa Mãe Paranaense, do Go­verno do Paraná.

“A Síndrome de Down não é uma doença, mas a ocorrência genética mais comum que existe. Crianças com Síndrome de Down têm um grande potencial a ser desenvolvido, mas precisam ser estimuladas desde cedo para que sejam capazes de vencer algumas limitações. Esse é o objetivo da lei. Com o registro imediato do nascimento, os pais terão a orientação e o acolhimento necessário e seus filhos poderão ter o apoio e o acompanhamento adequados desde a primeira infância para alcançar uma vida autônoma”, afirma Claudia.

Além de ser autora desta lei, sancionada em 2015, a deputada desde o início do seu mandato tem apoiado as instituições dirigidas a crianças e adultos com Síndrome de Down, viabilizando projetos e indicando recursos para a aquisição de materiais, parques, laboratórios, veículos e equipamentos. Só este ano foram feitas 70 indicações be­neficiando 65 instituições do Estado, entre elas a APAE de Araucária.

Também estiveram presentes na audiência pública os vereadores municipais Amanda Nassar, Fábio Alceu, assessora do vereador Claudinho do Açougue, presidentes da APAE Gerson e Lourival, comunidade escolar e pais.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE