Desenhista de Porto Alegre hoje reside e divulga seu trabalho em Araucária

Desenho de avião é uma grande paixão do artista
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Desenho de avião é uma grande paixão do artista
Desenho de avião é uma grande paixão do artista

O desenhista também trabalha com retratos
O desenhista também trabalha com retratos

O desenhista Sergio Luiz Silveira Godói, natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é um artista autodidata em desenho e admirador de grandes mestres da arte universal. Iniciou seu trabalho ainda criança, observando os desenhos de outros artistas, e, já adulto, aperfeiçoou sua arte estudando e admirando exposições em grandes museus, galerias e praças.

Seu trabalho já foi divulgado em diversas cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná e, também, já teve obras exportadas para os Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Holanda, Alasca e Argentina. Sergio mora em Araucária há mais de dez anos e aceita encomendas de trabalhos. “Aqui em Araucária, onde mais faço minhas gravuras, aproveito para pesquisar a imigração Polonesa no Estado e estudar na arquitetura daqui, como as casas históricas e algumas igrejas”, considerou Sergio, complementando que observa cada detalhe peculiar destas paisagens, principalmente as cores.

O artista comenta que usa grafite, lápis de cor, lápis nanquim e crayon, que é um giz de cera especial. “Gosto de experimentar os materiais, aprecio mais o nanquim onde desenvolvo uma técnica própria, um realismo primitivista. Um misto de símbolos juntos que fazem a composição do quadro, um trabalho do inconsciente”, disse. Os temas que Sergio mais gosta de trabalhar variam de cenas campeiras, cavalos, carros, aviões, e fotografias em grafite sobre papel especial, mas ele também desenvolve o tema que for solicitado pelo cliente. “Atualmente tenho me dedicado bastante em casa com as gravuras, entre elas caricaturas e retratos”, comentou Sergio, acrescentando que leva cerca de duas a três horas para concluir um trabalho e que ultimamente tem feito em torno de três gravuras por semana.

Sergio também revelou que já pintou telas a óleo e acrílico, usando pincéis e espátulas. “Mesmo sem formação acadêmica, certa vez participei de um curso de pintura a óleo sobre tela com espátula em Porto Alegre e tive o privilégio de aprender novas técnicas com grandes artistas com Alkindar e Carlos Xavier”, destacou. Ainda sobre sua inspiração ele contou que ela depende do ambiente em que está, “inspiro-me no lugar onde estou e aqui em Araucária me sinto bem, o ambiente e o clima favorecem o trabalho”.

O nome artístico que Sergio adota é Van Godoy, o qual ele assina os trabalhos com data, localidade e estado. “Durante uma viagem à cidade histórica de Alegrete, no Rio Grande do Sul, terra dos meus ancestrais, conheci um pesquisador das tradições gaúchas que tinha o sobrenome Silveira. Em pesquisa da árvore genealógica da sua família, que é também a minha, pelo mesmo sobrenome, a origem de minha mãe é holandesa, dos Van Der Waeghem”, explicou. Com isso então surgiu a ideia e a certeza de qual nome artístico ele deveria adotar.

Serviço

Você pode conhecer mais o trabalho deste desenhista ou encomendar gravuras pelo telefone (41) 9922-7862.

Texto: Rafaela Carvalho / Fotos: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE