Home / Notícias / Geral / Diálogo entre Prefeitura e moradores deverá resultar em melhorias nos serviços

Diálogo entre Prefeitura e moradores deverá resultar em melhorias nos serviços

Usuários da UBS Costeira conversaram frente a frente com técnicos da Saúde. Foto: Everson Santos


 

Na tarde desta quarta-feira, 30 de janeiro, usuários da unidade de saúde do Costeira (UBS Alceu Valle Fernandes), receberam os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) no Espaço Esperança, para um bate papo sobre assuntos relacionados ao sistema. Eles tiveram a oportunidade de fazer questionamentos sobre as mudanças que desejam, inclusive apontando algumas falhas. O encontro é parte do Projeto Gestão Itinerante da Saúde (GIS), da SMSA. Até sexta-feira, 1º de fevereiro, a UBS Costeira recebe uma série de ações da secretaria, focadas em reorganizar os procedimentos internos, no intuito de melhorar o atendimento. No sábado, dia 2, será a vez de um grande mutirão na unidade (ver box).

Mutirão de serviços no Costeira

Para encerrar a semana de ações do Projeto Gestão Itinerante da Saúde na UBS do Costeira, no sábado, dia 2, das 8h às 17 horas, haverá uma série de serviços para os usuários vinculados à UBS. Segundo a SMSA, estão previstos consultas que possuem maior demanda (previamente agendadas), coletas de preventivos (previamente agendadas), testes de glicemia e aferição da pressão arterial, roda de conversa feminina com psicóloga, oficina do bebê; atividades educativas com gestantes, idosos e outros grupos; avaliação de idosos para verificar quem precisa de mais atenção, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites virais) com orientações e distribuição de preservativos, avaliação odontológica, verificação da carteira de vacinação dos usuários, entre outros.
Conforme a necessidade avaliada em consulta médica, usuários da UBS do Costeira poderão ser encaminhados para atendimentos em serviços de especialidades do município, exames no Hospital Municipal de Araucária ou exames contratados de terceiros. Outras secretarias municipais deverão dar suporte às ações.

A conversa da quarta-feira foi conduzida pelo secretário municipal de saúde, Carlos Alberto de Andrade, que destacou aos moradores presentes que, muito mais que levar serviços para a comunidade, o projeto (que ocorrerá em todas as unidades básicas do município) pretende administrar a saúde em conjunto, ouvindo os usuários e promovendo as melhorias necessárias. A vice-prefeita Hilda Lukalski Seima também participou do encontro.

Inovador

Este contato direto com os usuários das unidades é uma novidade na questão da saúde. A comunidade tem a chance de conhecer os técnicos e por qual área respondem. Também é possível que a secretaria conheça melhor as demandas dos usuários e estes, por sua vez, poderão entender melhor como funcionam as práticas de gestão da secretaria. Moradores puderam confirmar se as informações sobre os serviços de saúde que possuíam eram reais ou não. Nos casos em que há necessidade de uma atenção especial, os representantes da SMSA orientaram os usuários sobre os procedimentos a serem realizados.

Texto: Maurenn Bernardo e Assessoria

Publicado na edição 1148 – 31/01/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*