Em cinco meses, radares multaram 6.826 motoristas

Radares estático portáteis estão flagrando os motoristas que gostam de pisar pesado no acelerador
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Em cinco meses, radares multaram 6.826 motoristas
Radares estático portáteis estão flagrando os motoristas que gostam de pisar pesado no acelerador

 

Em fevereiro, quando os três radares estático portáteis começaram a operar em Araucária, já era possível perceber que a conduta dos motoristas iria mudar. E, gradativamente, foi isso que aconteceu. Nos três primeiros meses em que os equipamentos estavam nas ruas, a média de multas foi aumentando e os números foram os seguintes: 908 em março, passando para 1577 em abril, atingindo o pico em maio, com 2007, e reduzindo novamente em junho, com 1115, o que totalizou no período, 6.826 autos de infração, conforme apontou o levantamento feito pelo Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Urbanismo – SMUR (confira no gráfico).

Além dos radares, que fiscalizam especificamente o excesso de velocidade, é possível perceber que as demais infrações, como falta de cinto de segurança, furar o sinal vermelho, estacionar em locais proibidos, entre outras, que são flagradas pelos agentes de trânsito, totalizaram 3.706 entre fevereiro e março, mesmo período em que os radares já estavam em operação. “Em maio tivemos um pico de infrações registradas pelos radares estático portáteis, mas em junho, quando as multas começaram a chegar, houve uma queda. Em junho também tivemos uma queda nas infrações registradas pelos agentes, isso significa que o motorista começou a sentir no bolso o peso das multas, e também comprova que os equipamentos de fiscalização estão trazendo resultados positivos no trânsito, principalmente um menor índice de acidentes e atropelamentos”, compara o secretário de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro.

Segundo ele, os radares são estrategicamente instalados em vias mais movimentadas como a Avenida das Araucárias, Av. Manoel Ribas, Avenida Archelau de Almeida Torres, Bertolino Pizatto, Heitor Alves Guimarães e Marcelino Jasinski. “Definimos que seriam estas vias com base em levantamentos de acidentes de trânsito feitos pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Guarda Municipal e o próprio Departamento de Trânsito. Nas demais vias ainda não se justifica a presença dos radares. Vale ressaltar que antes de começarmos a utilizar os equipamentos, fizemos uma campanha de divulgação, passamos por um período de testes e só então é que as multas começaram a valer”, explicou Reginaldo.

Maior velocidade

Conforme o levantamento feito pelo Departamento de Trânsito da SMUR nos cinco primeiros meses de utilização dos radares estático portáteis, as maiores velocidades registradas foram de 115km/h na Avenida das Araucárias, onde a velocidade máxima permitida é de 70km/h; e 104km/h na Manoel Ribas, onde a máxima é de 60km/h. O levantamento mostrou ainda que 60% das 6.826 multas registradas pelos radares foram infrações médias, onde o excesso de velocidade foi de até 20% do limite permitido pela via, e que geraram 4 pontos na carteira.

Quanto ao destino do valor arrecadado com as multas de trânsito, o secretário esclarece: “Todo o montante precisa ser obrigatoriamente investido na fiscalização, sinalização e educação para o trânsito, em serviços como a manutenção de semáforos, sinalizações horizontal e vertical e instalações de tachões (veja box), entre outros”. Adiantou ainda que mais novidades vão ocorrer em breve no setor de trânsito, e citou a contratação de novos agentes de trânsito. Isso porque atualmente o Município possui um quadro de 14 agentes, que não são suficientes para suprir toda a demanda, por isso, a Prefeitura deverá anunciar em breve, um concurso para a contratação de mais 10 agentes para o próximo ano.

“Também estamos iniciando um convênio com a Guarda Municipal, que dará poder de agente de trânsito a 30 guardas municipais, especialmente treinados, para que possam prestar reforço em apreensões e pequenas infrações, principalmente no período noturno. Outro serviço é a análise de tráfego de veículos onde o departamento, através de um programa de centralização semafórica, é possível adequar e sincronizar os semáforos, melhorando o fluxo”, comentou Reginaldo.

Em cinco meses, radares multaram 6.826 motoristas

 

Foto: Marco Charneski

Publicado na edição 1121 – 12/07/18

Compartilhar
PUBLICIDADE