Emoção marcou aniversário de 61 anos do Colégio Szymanski

Encenação da chegada dos primeiros imigrantes poloneses no Brasil emocionou
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Emoção marcou aniversário de 61 anos do Colégio Szymanski
Encenação da chegada dos primeiros imigrantes poloneses no Brasil emocionou

 

As comemorações do aniversário de 61 anos do Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski teve momentos marcantes. Foram três dias de programação, no entanto, a participação do público ficou abaixo do esperado. Na abertura, a festa contou com a presença de representantes do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, dos netos e bisnetos do patrono do colégio Júlio Szymanski e de moradores de Araucária, Curitiba, Cascavel e Rio de Janeiro. Também passaram pela exposição “Juliusz Szymanski – Um polonês entre dois continentes”, que retratou a história de vida do patrono e a independência da Polônia, os ex-prefeitos Rizio Wachowicz e Albanor Zezé, o ex-vice prefeito Hino Dirlei, ex-professores do Colégio, professores atuais e alunos.

No sábado aconteceu a representação cênica da chegada do Dr Júlio Szymanski com a família no Brasil, descrito poeticamente pela professora Arlieta Mansur, além do bolo de aniversário de 61 anos. No domingo foi a vez da costela fogo de chão e da apresentação das alunas coordenadas pela professora Cyntia Gunha.

“Infelizmente tivemos poucos visitantes, reflexo da falta de exercício cultural. O poder público deveria ser o grande incentivador desta prática para querer consolidar o surgimento de uma nova Araucária. Não se constrói uma cidade apenas com tijolo e cimento, é preciso muito investimento humano”, destacou o professor Luiz Biscaia.

Foto: divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE