Empresários do Centro recebem ameaças de moradores de rua

A Tererê Café e Lanches atende quase dez moradores de rua diariamente
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A Tererê Café e Lanches atende quase dez moradores de rua diariamente
A Tererê Café e Lanches atende quase dez moradores de rua diariamente

Ajudar o próximo de maneira espontânea sem esperar nada em troca é algo digno de louvor. No entanto, essa atitude altruísta tem perdido seu sentido em lanchonetes e restaurantes do Centro de Araucária, e ainda colocado empresários e clientes em risco. “Todos os dias passam cerca de oito mendigos pedindo café, almoço e janta por aqui. Não tenho problema em ajudar, mas alguns deles são grosseiros e até nos ameaçam se não dermos o que querem”, denuncia Terezinha Soares Marim, sócia-proprietária da empresa Tererê Café e Lanches.

Segundo ela, a pior situação aconteceu há alguns dias, quando um rapaz pediu dinheiro e, ao perceber que não receberia o que solicitou, começou a ameaçar a empresária com uma muleta. “Isso é algo inaceitável!”, pontua.

A Lanchonete Avenida já recebeu pedintes mal-educados
A Lanchonete Avenida já recebeu pedintes mal-educados

Assim como ela, a empreendedora Eliane Gomes, da Lanchonete Avenida, também precisa lidar diariamente com essa situação. “Existe um rapaz que pede com educação e eu sempre o ajudo, mas tem ou­tros que são ignorantes. Só que o problema maior é que essas pessoas querem tudo de graça. Nunca vi alguém chegar suge­rindo limpar as mesas em troca do lanche, por exemplo”.

De acordo com a matéria publicada na página 8 desta edi­ção, a secretária de Assistência Social Ivana Chemello Opis afirma que a situação deve se resol­ver a partir da segunda quinzena de agosto, quando os moradores de rua passarão a ser atendidos na Casa de Passagem. “A ideia principal é poder reinseri-los na sociedade, não apenas proporcionar um local para dormir ou uma refeição”, garante.

Mas enquanto isso não acontece, os moradores de rua que precisem de auxílio podem ser encaminhados ao CREAS, localizado na avenida Brasil, 298, próximo ao Centro de Convivência. O telefone do serviço é 3901-5256.

Além disso, em situações que envolvam ameaças ou perturbação, os empresários podem entrar em contato com a Guarda Municipal de Araucária pelos telefones 153 ou 3642-1226.

Texto: Raquel Derevecki / fotos: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE