Encerra nesta quarta-feira (9) o prazo para regularizar o título eleitoral

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Nesta quarta-feira, 9 de maio, é o último dia para o eleitor que pretende votar requerer o título, alterar seus dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral. Também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade e, ainda, para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar a situação eleitoral a fim de votarem nas Eleições de 2018. Também encerra neste dia 9 o prazo para que eleitores transexuais e travestis solicitem a inclusão de seu nome social no título de eleitor.

No Fórum Eleitoral de Araucária, conforme informou a chefe do órgão, Yna Honda, as filas aumentaram bastante nos últimos dias, mas isso já era esperado, uma vez que a maioria dos brasileiros costuma deixar para última hora. “É importante ressaltar que nem todos os eleitores precisam comparecer ao cartório, apenas os que estão com os títulos em situação irregular (veja no box quais são estas situações), isso pra evitar deslocamentos desnecessários”, comentou Yna.

Os eleitores vão eleger presidente da República, governadores dos Estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

Serviço
O Fórum Eleitoral de Araucária fica na Rua Francisco Dranka, 1079, Centro. Telefone: (41) 3642-1018. O horário de funcionamento é das 12 às 19 horas.

Analise as situações. Caso não se encaixe em nenhuma, não é necessário procurar a Justiça Eleitoral

1 – Eleitores que deixaram de votar ou de justificar a ausência às urnas em três ou mais turnos seguidos: o eleitor está em situação irregular e precisa regularizar sua situação porque seu título está cancelado. Não pode votar nas eleições de outubro nem obter certidão de quitação eleitoral, necessária para ter acesso a uma série de direitos. Para consultar sua situação, clique aqui.

2 – Quem não realizou o recadastramento biométrico obrigatório teve seu título de eleitor cancelado e precisa comparecer ao cartório eleitoral de sua cidade até o dia 9 de maio. Também não pode votar nas eleições de outubro nem obter certidão de quitação eleitoral, necessária para ter acesso a uma série de direitos.

3 – Pessoas que precisam ou querem realizar o alistamento eleitoral para votar nas eleições de outubro deste ano: quem completa 18 anos em 2018 precisa realizar o alistamento eleitoral; quem completa 16 anos até 7 de outubro, data do 1º turno, pode solicitar o título.

4 – Transferência de local de votação: os eleitores que desejam transferir seu título de eleitor para uma outra cidade devem procurar o cartório.

5 – Eleitor com mobilidade reduzida: aqueles que desejam comunicar à Justiça Eleitoral sua condição para que votem em seção com acessibilidade precisam comparecer ao cartório.

6 – Eleitor que deseja alterar dados: o eleitor que deseja alterar seus dados, sejam referentes a local de votação, mesmo sem mudança de cidade, ao nome, como no caso de mudança de nome em decorrência de casamento, deve procurar a Justiça Eleitoral.

7 – Nome social: os eleitores que desejam registrar no título de eleitor o nome social, o nome com o qual se identificam, podem fazer a solicitação no cartório eleitoral até o dia 9 de maio.

Compartilhar
PUBLICIDADE