Escola Joelma tem apenas uma fisioterapeuta

CMAEE Joelma recebeu o Selo Sesi ODS pelo relevante trabalho no atendimento a pessoas com deficiência. Foto: Everson Santos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Escola Joelma tem apenas uma fisioterapeuta
A possível retirada de profissionais da saúde que atendem na Escola Joelma está deixando os pais apreensivos. Foto: Everson Santos

 

A preocupação voltou a rondar os pais de alunos do CMAEE – Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Joelma do Rocio Tulio, localizado no Centro. O problema não é de hoje, surgiu em novembro do ano passado, quando foi cogitada a possível suspensão dos serviços prestados por profissionais da área da Saúde naquela unidade. Nesse mês de fevereiro, os efeitos dessa mudança já começaram a ser sentidos, a partir da saída de uma das fisioterapeutas. Com isso, a apreensão tomou conta dos pais, uma vez que cerca de 20 crianças deixaram de receber atendimento. De acordo com o Conselho Escolar, muitas dessas crianças possuem problemas sérios e a interrupção do tratamento pode prejudicar seu desenvolvimento.

Marisete Oliveira, mãe de uma aluna de 7 anos, que possui uma síndrome rara, chamada Angelman, e entre os tratamentos está a fisioterapia, uma aliada importante para estimular as articulações da criança, prevenindo sua rigidez. “Com a saída do fisioterapeuta fico preocupada que minha filha tenha que parar com as sessões e isso venha a prejudicar sua saúde. Elas nos deram a opção de atendimento pela Unifacear, mas as sessões são à noite, com estagiários, e também fica difícil levá-la até lá. Minha filha é apenas uma das crianças que estão sendo prejudicadas, existem muitas outras, ainda por cima, tem fila de espera. Imagine como vai ficar com apenas um profissional desta área atendendo”, denunciou.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que o atendimento aos alunos do CMAEE Joelma pode ocorrer tanto no CMAEE quanto na Clínica de Fisioterapia e também na Unifacear. Os atendimentos nessas unidades já ocorriam antes mesmo da saída da fisioterapeuta e continuam ocorrendo. A área de fisioterapia tem grande procura no município e a SMSA vem trabalhando para garantir o atendimento a todos que precisam.

A Secretaria Municipal de Saúde se reúne com representantes da Escola Joelma na manhã desta quinta-feira, 28 de fevereiro, para definir os próximos passos dessa mudança.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1152 – 28/02/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE