Escolas farão ação conjunta contra pichações

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A série de pichações de cunho racista e de apologia ao nazismo que surgiram recentemente em Araucária, motivou o Colégio Dias da Rocha a abordar o tema com os alunos. Na disciplina de Artes, a professora realizou o trabalho Arte de Rua, onde os estudantes, após uma aula teórica, ficaram livres para usar a criatividade através de pinturas em uma parede antiga da escola, que em breve passará por reforma.

O problema é que após o término da atividade, dois alunos tiveram a infeliz ideia de usar o mesmo espaço para pintar a cruz suástica, símbolo do nazismo. O erro dos estudantes vazou e um grupo anti nazismo da cidade quis explicações. A direção da escola comentou desconhecer o fato de que pintar símbolos nazistas em muros, paredes ou outros espaços públicos é considerado crime. “O grupo veio até a escola e nós explicamos que foi um equívoco, uma vez que não sabíamos que era crime. Depois conversamos com os alunos e os orientamos a não repetir o erro. O caso ganhou repercussão e decidimos nos unir à Escola Archelau, que teve o muro pichado com mensagens racistas e de apologia ao nazismo, e vamos fazer um trabalho pedagógico, inclusive existe a proposta de organizar uma semana cultural, abordando o tema”, explicou a direção.

Segundo informações, o caso repercutiu tanto que teria sido levado ao conhecimento do Ministério Público, mas o promotor David Kerber de Aguiar comentou que até o momento não recebeu nenhuma denúncia a respeito. Da mesma forma, o Núcleo Regional de Educação – Área Metropolitana Sul, disse que não foi comunicado sobre o ocorrido, mas que condena qualquer tipo de apologia, seja qual for o tema. “Por se tratar de uma atividade realizada dentro da escola, os autores deveriam ser responsabilizados, mas como houve uma falta de conhecimento sobre o ato ser crime, desta vez vamos apenas orientar a escola”, comentou o chefe do Núcleo, Maurício Ferraz.

Investigações prosseguem

Com relação às pichações que apareceram na cidade, com mensagens de racismo e apologia ao nazismo, o delegado de Araucária, João Marcelo Renk, comentou que as investigações prosseguem. “Algumas ainda não foram apagadas, nesse caso, acredito que a Prefeitura deverá solicitar que os proprietários dos imóveis façam a pintura. Quando aos autores das pichações, estamos investigando, mas como já havia adiantado, devido à falta de câmeras de segurança nos locais, o trabalho da polícia fica prejudicado”, argumentou.

O delegado disse ainda que a população poderá colaborar no processo de investigação. A Delegacia recebe denúncias anônimas no fone 3641-6000, falar diretamente com o setor de investigação.

 

Publicado na edição 1106 – 29/03/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE