Home / Notícias / Geral / Escolas municipais de Araucária produzem jornal com temática do trabalho infantil

Escolas municipais de Araucária produzem jornal com temática do trabalho infantil


Os alunos da Escola Rural Andréa Maria Dias ficaram muito felizes quando viram seus textos publicados no jornal

Os alunos da Escola Rural Andréa Maria Dias ficaram muito felizes quando viram seus textos publicados no jornal

A proposta era debater a problemática do trabalho infantil em sala de aula por meio de discussões e métodos criativos com alunos do 5º ano em todo o estado. No entanto, Araucária decidiu inovar e realizou o projeto de maneira diferenciada. “Nós pensamos em fazer um jornal, no qual os alunos pudessem escrever as reportagens em sala durante as discussões sobre o tema. Então, conseguimos uma parceria com o jornal O Popular do Paraná e lançamos a proposta para os professores, que foram nos enviando as notícias”, conta Maria Franciele, coordenadora de 4º e 5º anos na Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED).

O resultado foi o jornal “Criança NÃO trabalha”, distribuído em todas as escolas municipais nos dias 26 e 29 de junho como motivo de orgulho para professores e alunos. “Foi a maior festa na entrega com todos querendo ler o jornal porque sabiam que ali estavam publicados os seus textos”, conta Franciele.

Assim como ela, o empresário Carlos do Valle também ficou orgulhoso com o resultado. “Nós aceitamos essa parceria com a SMED porque conhe­cemos o potencial da ideia com outro projeto que temos: o Minha Escola é POP, desenvolvido em várias escolas da cidade. Então, sabemos que os alunos se empenham para preparar o material, gravam melhor o conteúdo estudado e ainda melhoram em Língua Portuguesa. Por isso, foi um prazer para o Jornal O Popular fazer parte dessa conquista”, afirma o editor.

Assim, Franciele e a equipe de coordenação do projeto agradecem ao jornal da cidade, aos estudantes e também professores que se empenharam no preparo da publicação. “Com certeza, esse material fez diferença na vida daqueles que participaram de sua formatação e também trará resultados para aqueles que lerem seu conteúdo”, finaliza.

Texto: Raquel Derevecki

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*