Escolas municipais vão usar recursos do Google for Education

Ferramenta vai agilizar serviços
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Escolas municipais vão usar recursos do Google for Education
Ferramenta vai agilizar serviços

 

A partir de 2018, a Rede Municipal de Ensino de Araucária contará com uma série de ferramentas oferecidas gratuitamente pela Empresa Google, a gigante multinacional de serviços online e software. A plataforma Google for Education é uma das respostas a necessidades detectadas pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (SMED). O drive de armazenamento ilimitado de dados e softwares melhorarão a comunicação na área administrativa e em grupos, como: professores/educadores, turmas de alunos ou pais/responsáveis ou toda uma unidade escolar.

De acordo com a equipe de tecnologia da SMED, todas as unidades estão sendo incluídas nas ações previstas, mesmo aquelas em que há necessidade de melhoria em infraestrutura e equipamentos, mas os trabalhos começarão com algumas escolas-piloto. Os profissionais das unidades receberão as orientações dentro da formação continuada já prevista. As ferramentas do Google for Education não se tratam de um conteúdo novo, mas de novas possibilidades para trabalhar os conteúdos elaborados nas unidades educacionais. Uma das novidades será a criação de portfólios digitais dos alunos.

O material, que até então é em papel, guarda um histórico da produção do aluno e mostra o seu desenvolvimento ao longo de sua vida escolar. É um material muito utilizado quando o aluno é transferido entre unidades escolares. Com o portfólio é possível ir além das notas; é possível saber o que o aluno realmente aprendeu. Outro ponto a se destacar é a possibilidade de que muitos materiais possam ser construídos de maneira coletiva (colaborativa). O planejamento do conteúdo das aulas poderá ser feito com atualização em tempo real por qualquer um dos profissionais envolvidos.

Na sala de aula, um texto poderá ser construído de modo colaborativo entre os alunos (com uso até de celular) o que deve tornar o estudo mais atraente e dinâmico.

Para ter acesso aos recursos e à rede de contatos é necessário pertencer a um “domínio”, ou seja, um endereço de site, que seja educacional. Essa ação não gera custos de contrato, mas exige equipe responsável pela organização e supervisão para sua liberação. Assim, todas as escolas estão sendo cadastradas e passarão a contar com e-mail no formato @educacao.araucaria.pr.gov.br. Alunos, profissionais e pais/responsáveis também estão na previsão de cadastro para ter acesso aos recursos disponíveis. O sistema conta com gerenciamento da equipe de tecnologia, que garante que, de acordo com as necessidades, cada grupo possa ter acesso a diferentes recursos.

Formação

Um dos objetivos da equipe de Educação é garantir a formação adequada e atualizada para que os profissionais das unidades educacionais possam aproveitar ao máximo as ferramentas que serão colocadas à disposição em prol dos alunos. O uso das novas tecnologias é rotina para grande parte das novas gerações. Caberá aos profissionais da Educação dar o direcionamento para aprimorar o que o aluno já conhece.

 

Foto: Marco Charneski

Compartilhar
PUBLICIDADE