Home / Notícias / Geral / Estudante araucariense revela experiências de estágio na Alemanha

Estudante araucariense revela experiências de estágio na Alemanha


Andressa visitou várias empresas na cidade de Stuttgart. Foto: divulgação

 

A araucariense Andressa Moraes Dutra tem apenas 29 anos e um currículo de fazer inveja a qualquer profissional experiente da área ambiental. Formada em Engenharia Ambiental, com especialização em Levantamentos Geodésicos e Georreferenciamento de Imóveis Rurais, ela acaba de concluir mestrado no Programa Internacional de Pós Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial (UFPR, UN Stuttgart e Senai). A araucariense é fiscal de Meio Ambiente, na área de Crimes Ambientais no Departamento de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Araucária e atua também na área de licenciamento, gestão, educação ambiental e consultorias.

Andressa desenvolveu sua dissertação sobre Resíduos Sólidos Municipais na Alemanha e foi aluna da Universität Stuttgart, Baden-Württemberg, pelo período de nove meses. Ela explica que conseguiu o mestrado profissional através de um projeto que elaborou na área de gestão de resíduos sólidos. “Minha pesquisa foi voltada a trazer para Araucária propostas de melhoramento na gestão dos resíduos sólidos municipais, com base na gestão realizada na cidade de Stuttgart, estado de Baden-Württemberg. Não só na questão dos resíduos, a experiência de estudar a gestão municipal de uma cidade em um país de primeiro mundo e altamente desenvolvido nas questões ambientais, trouxe grandes ganhos para a nossa cidade”, esclarece.

Segundo a jovem, esse conhecimento veio em um momento importante, em que Araucária passa por um processo de revisão do Plano Diretor. E as propostas que aprendeu na Alemanha e que podem contribuir para resolução dos problemas na nossa cidade, estão sendo apresentadas por ela durante as discussões do Plano Diretor. “Eu, ao lado do meu colega Gustavo de Almeida, sou a responsável pela revisão e criação de novas leis ambientais, tais como o Código Ambiental, que é uma nova lei ainda não vista no município. Esta lei será importante pelo fato de englobar todas as questões ambientais em uma única lei complementar específica, facilitando assim os procedimentos internos e o acesso da legislação pela população. O aprendizado, enquanto estudante universitária, está sendo essencial para o melhoramento da realidade municipal e está influenciando diretamente na qualidade ambiental e na qualidade de vida da população araucariense”, ressalta.

Andressa também fez um comparativo da gestão de resíduos sólidos entre Araucária e Stuttgart e constatou que as leis existentes aqui não são ruins, a aplicação delas é que nem sempre funciona. “Visitei empresas na Alemanha, tive acesso à gestão de governo, e percebi que a cidade de Stuttgart quase não tem fiscalização ambiental, mas é porque a população tem uma consciência de preservação muito maior do que a nossa”, comentou.

Os conhecimentos que Andressa adquiriu a partir desse mestrado estão sendo disseminados através de palestras que ela vem ministrando em workshops. O comparativo que fez entre as duas cidades, também servirá de base para edição de um livro. Outros conhecimento que adquiriu serão ainda transformados em artigos acadêmicos.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1163 – 26/04/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*