Home / Notícias / Geral / Estudantes de Direito vão participar de Júri Simulado

Estudantes de Direito vão participar de Júri Simulado


No ano passado a equipe da Unifacear ficou em 2º lugar. Foto: divulgação

 

Pelo segundo ano consecutivo, os acadêmicos do curso de Direito da Unifacear vão participar da Liga Paranaense de Júri Simulado, que acontecerá neste segundo semestre do ano. No ano passado a instituição ficou em 2º lugar, perdeu apenas para a Universidade Tuiuti.

Este ano, devido à grande procura por alunos interessados em fazer parte desse exercício pedagógico, a Unifacear abriu um processo seletivo, que contou com uma prova oral que teve como tema “Soluções para o encarceramento em massa no Brasil”. “Foram avaliados vários quesitos, como entonação de voz, pronúncia das palavras, apresentação do aluno, mensagem, entre outros. Serão 12 aprovados que vão compor a equipe que estará na Liga”, explicou Eduardo Schamne, presidente do Centro Acadêmico.

A Faculdade Faneesp, que este ano participa pela primeira vez, também abriu as inscrições para acadêmicos interessados e, dependendo do número de inscritos, também fará um processo seletivo, já que as vagas são limitadas.

Esta será a 3ª edição do Júri Simulado da Liga, sendo a segunda aberta a participação de cursos de Direito da região, pois a primeira foi exclusiva para instituições de Curitiba. No exercício, as faculdades ou universidades participam de júris simulados, sob a supervisão de um juiz de direito. As instituições se enfrentam e, ao final, uma delas sai vencedora. A Liga é organizada pelo Dr. Daniel Avelar, juiz titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba.

Os alunos simulam um julgamento a partir de casos que já foram julgados. As faculdades são divididas entre defesa e acusação, mediante sorteio, e os juízes são do Tribunal do Júri. A edição de 2018 teve vários casos reais, já julgados, sorteados nas chaves de disputa.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1166 – 06/06/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*