Home / Notícias / Geral / Estudantes que farão Enem devem ficar atentos ao horário de verão

Estudantes que farão Enem devem ficar atentos ao horário de verão

Este ano, com o horário de verão, é preciso prestar atenção para evitar atrasos. Foto: Everson Santos

 

Os 3.508 candidatos de Araucária que se inscreveram para o Enem 2018, devem ficar atentos à mudança do horário de verão, que este ano coincidirá com o primeiro dia de prova: domingo, 4 de novembro. O segundo dia de provas será no domingo seguinte, dia 11. O exame aplicado em dois domingos é uma das mudanças ocorridas este ano, a outra está no aumento de meia hora no tempo total da prova, que passou de quatro horas e meia para cinco horas no segundo domingo – quando ocorrerão as provas de Matemática e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).

Na Redação, a partir deste ano, a grande novidade é que elas não serão mais zeradas se o conteúdo desrespeitar os direitos humanos. Porém, de acordo com o portal do MEC, qualquer explanação neste sentido implicará na perda de 200 pontos na nota final.

A fiscalização nos locais de provas também será ampliada este ano. Além de detectores de metal na entrada de cada banheiro, pela primeira vez também serão usados detectores de pontos eletrônicos capazes de captar sinais de radiofrequência, redes Wi-fi, bluetooth e celulares. O Inep vai contar com o apoio da Polícia Federal e o monitoramento será sigiloso. Todo esse aparato se faz necessário, pois no ano passado, uma quadrilha fraudou o exame. Alguns candidatos com pontos eletrônicos nos ouvidos, recebiam as respostas da prova. Muitos foram pegos em flagrante.

Horário de verão

O horário de verão de 2018 começa na primeira hora deste domingo, dia 4. À meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora.

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e irá vigorar até o terceiro domingo de fevereiro de 2019 (dia 17).

Publicado na edição 1137 – 01/11/18

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*