Home / Notícias / Geral / Estudo para Revisão do Plano Diretor mostra como os equipamentos urbanos atendem a população de Araucária

Estudo para Revisão do Plano Diretor mostra como os equipamentos urbanos atendem a população de Araucária

O HMA é credenciado para atendimentos de baixa e média complexidade e é referência para o sistema público de saúde de Araucária. Foto: Marco Charneski

 

EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO – 129 ANOS

Compõe as diretrizes do desenvolvimento da Política Urbana, de acordo com o Estatuto da Cidade, a “oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais”. Conforme Lei Federal são considerados equipamentos públicos urbanos a infraestrutura de: escoamento das águas pluviais, iluminação pública, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica, rede telefônica, gás canalizado e as vias de circulação. São equipamentos comunitários os equipamentos públicos de educação, cultura, saúde, lazer.

No diagnóstico traçado durante a revisão do Plano Diretor de Araucária todos os equipamentos públicos comunitários foram apontados para que possam ser analisados segundo a demanda e necessidades das diferentes regiões e de acordo com a projeção de crescimento da cidade.

 

Araucária possui academias ao ar livre padronizadas localizadas em praças em vários bairros da cidade. Foto: Marco Charneski

 

Equipamentos de Esporte e Lazer

O Parque Cachoeira é o local preferido dos araucarienses para práticas de atividades esportivas e ponto de encontro para famílias e amigos aos finais de semana, chegando a receber até 5 mil pessoas por dia. Oferece pista de caminhada, academia ao ar livre, churrasqueira, canchas poliesportivas e sanitários. Dentro dos limites do Parque, ainda encontram-se importantes áreas de atração municipal, como o Museu Tingüi-Cuera, Aldeia da Solidariedade; Casa do Artesanato; Ginásio de Esportes Joval de Paula Souza.

Outro equipamento de esporte e lazer, mas que precisa de investimento é o Parque Passaúna. A revitalização do parque está sendo realizada e é aguardada ansiosamente pelos moradores da região. Localizado junto a APA Estadual do Passaúna. No passado o parque possuiu vários equipamentos de lazer, como campo de futebol, vestiários, canchas poliesportivas e churrasqueiras, os quais foram com o passar dos anos se deteriorando.

No bairro Fazenda Velha encontra-se o Núcleo Esportivo São Francisco de Assis. Araucária ainda possui academias ao ar livre padronizadas para atender pessoas de várias idades e estão localizadas em praças nos bairros Costeira, Tindiquera e Thomaz Coelho, Vila Angélica, Capela Velha, Estação, Passaúna, Campina da Barra, Fazenda Velha, Tietê, Iguaçu e Boqueirão.

Equipamentos de Saúde

Araucária possui um Plano Municipal de Saúde, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2017, que traça a situação atual e as diretrizes e metas para o período de 2018 a 2021. Esse documento retrata a situação da saúde da população, além de relacionar os aspectos demográficos e socioeconômicos.

Segundo o Plano Municipal de Saúde, Araucária possui 21 unidades de acesso ao SUS, sendo seis Unidades Básicas de Saúde – UBSs, 11 Unidades Básicas Saúde da Família – UBSFs e quatro unidades avançadas de atendimento das UBSFs, ou seja, algumas unidades rurais são Unidades Avançadas (extensões) e pertencem a uma mesma equipe, são elas: Boa Vista – Unidade Avançada do Guajuvira, Capinzal – Unidade Avançada do Lagoa, Onças – Unidade Avançada do Tietê, Rio Abaixinho – Unidade Avançada do Fazendinha.

A UPA, Unidade de Pronto Atendimento de Araucária, é o estabelecimento de saúde de complexidade intermediária. De acordo com dados do Plano Municipal de Saúde, a UPA de Araucária realiza atendimento aos usuários com idade igual ou superior a 13 anos e localiza-se no bairro Costeira. Possui o número mínimo de leitos, isto é, 15 leitos de observação e quatro leitos de sala de urgência. Sua capacidade média de atendimento é de 400 pacientes por dia, prestando atendimento de Urgência e Emergência ao Município 24 horas e todos os dias da semana.

O Pronto Atendimento Infantil realiza atendimento de pacientes de 0 a 12 anos e está funcionando, desde julho de 2018, anexo ao Hospital Municipal de Araucária. Sua capacidade média de atendimento é de 200 pacientes por dia. O número de atendimentos por mês oscila de 5 mil a 9 mil em decorrência dos períodos sazonais, nos quais determinadas doenças infantis ocorrem com mais frequência.

O Hospital Municipal de Araucária é credenciado para atendimentos de baixa e média complexidade e é referência para o sistema público de saúde de Araucária.

Dos pacientes atendidos no hospital, mais de 90% são moradores de Araucária. Os demais são oriundos de outras cidades da região, buscando principalmente atendimento obstétrico, uma vez que o HMA integra o Programa Mãe Paranaense e possui serviço de emergência obstétrica 24 horas.

Equipamentos de Segurança

Segundo dados da Prefeitura de Araucária, a Guarda Municipal de Araucária conta com 161 profissionais. A cidade está inserida na área de atuação do 17º Batalhão de Polícia Militar que abrange oito municípios e está dividido em quatro companhias. A 2ª Companhia atende o município de Araucária.

Os equipamentos de segurança estão distribuídos de maneira dispersa pela cidade.

No centro estão localizadas a Delegacia da Mulher e a Delegacia de Polícia Civil. No bairro Iguaçu – Departamento de Assuntos sobre Drogas e a Sede da Guarda Municipal; no Porto das Laranjeiras está a 2ª Companhia do 17º Batalhão da Policia Militar; no bairro Capela Velha – Posto da Policia Rodoviária Federal e CIS (Centro Integrado de Segurança).

O município conta ainda com duas estruturas do Corpo de Bombeiros localizados nos bairros: Cachoeira e na divisa entre Capela Velha e Thomaz Coelho.

Equipamentos de Educação

Os equipamentos urbanos de educação incluem instituições de atendimento infantil, escolas de ensino fundamental e médio. Há também escolas técnicas ou profissionalizantes e escolas especiais para portadores de deficiência.

A acessibilidade da população aos equipamentos urbanos de educação corresponde ao grau de proximidade, em termos de localização, de que esse equipamento está de sua demanda ou usuário. Para isso devem ser analisados quais são os meios de deslocamento do usuário até o local, por exemplo: é acessível a pé, é acessível por transporte público, é acessível por ciclovias, é acessível por vias urbanas, etc.

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) auxiliam no desenvolvimento dos pequenos de zero a cinco anos e onze meses. Araucária conta com 36 CMEIs (julho, 2018), sendo três unidades localizadas em área rural (Capinzal, Guajuvira e Tietê.). Atende atualmente 5.194 crianças, sendo 222 crianças residentes na área rural e 4.972 na área urbana.

No Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, Araucária conta com 35 Unidades de Ensino fundamental (julho, 2018). O município atende mais de 13 mil alunos.

O ensino médio consiste na última etapa na educação básica no Brasil, tem duração média de três anos e antecede o ingresso ao ensino superior. Araucária conta com 20 Colégios Estaduais que atendem tanto o ensino fundamental 2 (correspondente do 6º ao 9º ano) como o médio.

Equipamentos culturais

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Araucária possui os seguintes espaços culturais: Casa da Cultura; Biblioteca Pública Municipal Emiliano Perneta; Memorial da Imigração Polonesa; Teatro da Praça; Casa do Artesanato; Arquivo Histórico Municipal Archelau de Almeida Torres; Casa das Palavras Brincantes; Centro de Esportes Unificado – CEU; Museu Tingüi-Cuera e Aldeia da Solidariedade.

A cidade conta também com a Banda Municipal de Araucária e na Avenida das Araucárias, no bairro Barigui, o Portal Polonês.

Texto: Danielle Peplov

Sobre Katty Ferreira

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*