Fedor na cidade é motivo de muita reclamação

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Um fedor insuportável que pairou no ar na sexta-feira, 18 de maio, deixou muitos araucarienses incomodados e provocou um longo debate nas redes sociais. Além da revolta de alguns internautas, teve quem satirizou a situação. O fato é que o cheiro estava tão forte que pode ser sentido em vários pontos da cidade. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), apenas uma reclamação foi registrada, e a localização citada pelo denunciante foi a Praça Dr Vicente Machado, mas a causa não foi identificada. Ainda de acordo com a secretaria, situação semelhante já havia sido registrada no dia 25 de abril, e naquela ocasião o caso foi comunicado ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O Instituto diz que não recebeu nenhuma notificação a respeito, mas adiantou que nessa época do ano é comum a ocorrência de um fenômeno conhecido como “inversão térmica”, que é quando a camada de ar frio fica retida nas regiões próximas à superfície terrestre com uma grande concentração de poluentes, o que pode provocar o mau cheiro.

Ainda conforme o IAP, é importante que as pessoas denunciem quando sentirem mau cheiro, relatando o local, horário, características (esgoto, amônia, etc), o que pode ajudar a investigar as causas. As denúncias poderão ser feitas pelos seguintes canais: site www.iap.pr.gov.br, na aba “fale conosco”, ou pelos fones 3213-3700 e 3213-3449.

Pesquisa

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (ACIAA), chegou a elaborar uma pesquisa a respeito do assunto, mas os resultados ainda não foram divulgados. A proposta da associação é promover debates e discutir possíveis soluções com relação aos problemas da cidade.

 

Publicado na edição 1114 – 24/05/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE