Feira Gastronômica vai se mudar para outro local

Feira passará por várias mudanças, mas o novo local ainda não foi definido
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Feira Gastronômica vai se mudar para outro local
Feira passará por várias mudanças, mas o novo local ainda não foi definido

 

A mudança de local da Feira Gastronômica de Araucária voltou a ser pauta de discussões. Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) se reuniram recentemente com os atuais feirantes para tratar das alterações que ocorrerão. A classe não está muito contente com as mudanças. A Prefeitura adiantou que está realizando os estudos para definir um novo espaço, e disse que a nova feira contará com processo transparente de seleção dos feirantes, visando atender a todos os requisitos legais acordados com o Ministério Público.

O novo local terá estrutura fixa e adequada para a feira. Dentro da necessidade de garantir o direito à ampla concorrência de todas as pessoas interessadas, será realizada uma licitação para selecionar os futuros feirantes. De acordo com a Prefeitura, ao longo de muitos anos a Feira Gastronômica tem funcionado sem a clareza adequada quanto aos critérios para quem tem direito de comercializar produtos no local. “Tal fato já foi motivo de vários questionamentos realizados por diversas instituições. Por vários anos, até a água e a energia utilizadas pela Feira Gastronômica foram custeados pela Prefeitura. Os atuais feirantes também não pagam qualquer valor pelo ponto comercial. Tudo isso justifica a necessidade de que haja uma regularização”, alegou.

Itinerantes

Além do novo local para a Feira Gastronômica, a Prefeitura também incentivará a realização de feiras itinerantes. Os atuais feirantes que tiverem interesse serão convidados a participar de uma feira itinerante até que se realize o processo de seleção para a nova Feira Gastronômica.
É importante destacar que os atuais feirantes também poderão participar da seleção para o novo local, desde que atendam aos requisitos que serão colocados para todos os concorrentes.

Briga antiga

Esta não foi a primeira vez que a Prefeitura propôs a retirada da Feira Gastronômica do Terminal Central. Em julho do ano passado a ideia foi apresentada aos feirantes, que resistiram, e acabaram conseguindo reverter a decisão, desde que eles passassem a arcar com as despesas de água e luz, conforme o Ministério Público havia determinado. O MP também sugeriu na época, que a Prefeitura entrasse com uma ação de cobrança retroativa das contas desde que a feirinha foi instalada no local, em 2011.

Na ocasião, a Companhia Municipal de Transporte Coletivo – CMTC pretendia implantar um projeto no local, que não se viabilizou devido à crise financeira.

Texto: Maurenn Bernardo e Assessoria

Foto: Everson Santos

Publicado na edição 1129 – 06/09/18

Compartilhar
PUBLICIDADE