Funcionários da Tindiquera recebem apenas parte do vale e greve do TRIAR está mantida

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onibus - Cópia

Essa segunda-feira, 24 de outubro, deve ser de transtorno para usuários das 56 linhas de ônibus do TRIAR. Isto porque está mantida a greve aprovada na última semana pelos trabalhadores da Viação Tindiquera. Os funcionários deflagraram a greve porque não receberam o adiantamento salarial, que deveria ter sido pago no dia 20.

 

Segundo a direção da empresa, o adiantamento não foi feito porque a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) não pagou de maneira integral os valores devidos à Tindiquera. “A nota que emitimos em 20 de setembro foi paga na sexta-feira agora, mas de maneira errada. Ou seja, considerando os valores do contrato que firmamos com a CMTC em agosto de 2010. Em razão disso só conseguimos pagar o equivalente a 38% do valor do vale a todos os funcionários”, argumenta o sócio administrativo da Viação Tindiquera, Humberto Giovenardi.

 

A greve afeta apenas as linhas gerenciadas pela Tindiquera. Ou seja, os ônibus metropolitanos, como Ligeirinho, Portão, Pinheirinho e Avenida funcionam normalmente.

 

Leia abaixo a nota emitida pela Tindiquera a respeito do impasse com a CMTC

 

  1. A Companhia Municipal de Transporte Coletivo Araucária (CMTC), órgão gerenciador do sistema na cidade, promoveu, de maneira arbitrária e unilateral, a alteração da forma de pagamento à empresa, reduzindo o valor do quilômetro rodado para aquele utilizado em julho de 2010, ou seja, o mesmo valor de seis anos e três meses atrás.
  2. Atualmente, portanto, a Viação Tindiquera paga todos os seus custos – salário, combustível, pneus, etc. – com valores atuais e recebe da CMTC um valor como se estivesse em 07/2010, o que afeta sobremaneira a saúde financeira da empresa.
  3. Para piorar, além de utilizar essa metodologia, a CMTC não realiza os repasses em dia. O último pagamento parcial dos serviços da Viação Tindiquera foi feito no dia 29 de setembro. Ainda para dificultar o processo, a CMTC vem sistematicamente adiando o fechamento dos mapas diários de trabalho e, quando isso ocorre, passa a retardar a autorização para faturamento.
  4. A CMTC deve à Viação Tindiquera mais de R$ 5,9 milhões em serviços realizados e não pagos!
  5. A Viação Tindiquera presta serviço há quase 30 anos em Araucária. Nesse período, a empresa sempre buscou oferecer o melhor atendimento aos passageiros e tratar com o maior respeito seus colaboradores. Por isso, lamenta profundamente essa situação, provocada pela CMTC, que causa transtorno a seus funcionários e aos cidadãos de Araucária.
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