Gabriel, jovem com doença rara, morreu na quinta-feira

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Gabriel, jovem com doença rara, morreu na quinta-feira
O jovem Gabriel, de 13 anos, que lutava contra uma doença rara, a Adrenoleucodistrofia (ALD), também conhecida como doença de Lorenzo, morreu na noite de quinta-feira, 16 de fevereiro. A história de vida do garoto ficou conhecida em todo o Brasil porque sua mãe, Linda Franco, após receber o diagnóstico da doença, criou uma página no Facebook e um blog para ajudar outras mães com filhos portadores da mesma doença. As páginas também criaram uma rede de incentivo à prática de doações.

Gabriel era um menino saudável, mas entre os 6 e 7 anos apresentou os primeiros sintomas da ALD: dificuldades de aprendizado, déficit de atenção, ficou agitado (hiperativo), em seguida perdeu o senso de direção, e isso tudo começou a prejudicar seu aprendizado. Linda procurou um médico e a primeira ressonância apontou Leucodistrofia Metacromática. A família então já sabia que Gabriel era portador de uma doença rara. A luta da mãe começou pra valer. Foram inúmeras consultas com neuropediatras especialistas, e um deles falou da possibilidade de ser Adrenoleucodistrofia, porque os sintomas estavam evoluindo muito rapidamente.

Em 7 meses, após os primeiros sintomas, Gabriel já tinha dificuldade para enxergar, falar, andar e comer. Os médicos diziam que Gabriel não sobreviveria mais do que dois anos, mas a dedicação exclusiva da mãe e o carinho dos demais familiares, o ajudaram a sobreviver até esta data.

Compartilhar
PUBLICIDADE