Home / Notícias / Geral / Gestão Itinerante: Usuários da UBS da Vila Angélica e técnicos da Saúde conversaram sobre demandas locais

Gestão Itinerante: Usuários da UBS da Vila Angélica e técnicos da Saúde conversaram sobre demandas locais

Foto: Carlos Poly

 

Na tarde da última quinta-feira, 14, usuários da unidade básica de Saúde da Vila Angélica (UBSF Nossa Senhora de Fátima) participaram de uma conversa com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para tratar de demandas locais da região. O encontro, realizado na Igreja Nossa Senhora Aparecida – Barigui, faz parte da programação do Projeto Gestão Itinerante da Saúde (GIS) que está ocorrendo na unidade de Saúde local durante esta semana. Cerca de 40 moradores da região participaram desse momento que possibilita que a secretaria compreenda melhor as demandas dos usuários da unidade de saúde e de os moradores entenderem melhor como funcionam as práticas de gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

O encontro dentro do projeto GIS possibilita que a relação entre os usuários da unidade de saúde e os profissionais da área seja mais próxima. A troca de informações entre os usuários e os técnicos das mais diferentes áreas da SMSA é o ponto forte do encontro. Um a um, os técnicos se apresentaram para que os moradores saibam quem são e por qual área respondem. O evento é uma oportunidade de os moradores confirmarem se as informações sobre os serviços de saúde que possuem são reais ou não. Nos casos em que há necessidade de uma atenção especial, os representantes da SMSA orientam os usuários sobre os procedimentos a serem realizados.

O evento também contou com a participação de integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) que orientaram sobre a coleta de material reciclável, de não reciclável e sobre como fazer pedidos para a retirada de lixos inservíveis para que eles não sejam descartados de maneira irregular.

Gestão Itinerante

O GIS também tem uma importante ação interna na unidade. Ao longo desta semana, a SMSA levou parte do seu quadro técnico (incluindo da área administrativa, recursos humanos, infraestrutura e da Central de Regulação) à unidade. Cada um desses profissionais, dentro da sua área de atuação, verificou como pode reorganizar os processos internos da unidade. Neste sábado (16), das 8h às 17 horas, a UBSF da Vila Angélica oferecerá uma série de serviços aos seus usuários. Entre esses serviços estão: testes rápidos de HIV e Sífilis, distribuição de preservativos Vacinação (incluindo a vacina contra a febre amarela para quem nunca tomou), coleta de preventivos (agendados), atualização de cadastro dos usuários e avaliação odontológica. A UBSF Nossa Senhora de Fátima fica à Félix Tamplin, nº 47, Vila Angélica (próximo ao Terminal Angélica).

Todas as unidades básicas de saúde de Araucária receberão ações do GIS.

Texto: assessoria

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*