Greve acaba e PMA diz que dias parados serão repostos

Após acordo com a Prefeitura, sindicatos resolveram recuar
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Após acordo com a Prefeitura, sindicatos resolveram recuar
Após acordo com a Prefeitura, sindicatos resolveram recuar

A paz foi retomada entre os sindicatos e a Prefeitura de Araucária, pelo menos por enquanto. Depois de oito dias, os atendimentos à população foram retomados nesta quinta-feira, 7 de abril, em todas as unidades afetadas pela paralisação. Os sindicatos que representam a categoria decidiram paralisar o movimento na quarta-feira, dia 6 de abril, durante assembleia rea­lizada em fren­te à PMA.

A decisão veio logo após um acordo, firmado em reunião com a administração municipal. Os grevistas acataram a proposta de uma discussão sobre reposição salarial no dia 18 de maio, devido à questão financeira do município. Neste dia, a PMA apresentará os números do último quadrimestre. Os sindicatos concordaram também que todos os servidores que aderiram à paralisação façam a reposição dos dias parados. A reposição será feita a partir da escala apresentada pela administração e deverá ser concluída em até 90 dias, a contar do dia 18 maio. A reposição será autorizada por um decreto assinado pelo prefeito Olizandro Ferreira. Ainda no acordo, está previsto que, em caso de descumprimento da reposição dos dias parados dentro do prazo previsto, serão lançadas as faltas funcionais.

Por parte dos sindicatos, foi pedido que a Prefeitura retire a ação na Justiça, que penalizou as entidades com multa por abusos e excessos na greve em R$ 50 mil por dia, mediante retorno imediato ao trabalho.

Estado de alerta

O Sifar justificou o movimento, alegando que os servidores entraram em greve por conta da intransigência da administração, que não marcava nem mesa de negociação com os sindicatos. A negociação só veio após a paralisação de oito dias e o ato de fechamento da BR-476 (Rodovia do Xisto) por duas horas. O Sifar disse ainda que o compromisso assumido pela gestão, de negociar em maio a inflação do período de 12 meses, e em respeito à população araucariense, os funcionários decidiram voltar ao trabalho neste dia 7.

“Até essa mesa de negociação no dia 18 de maio, as tra­balhadoras e trabalhadores têm a tarefa de conversar com seus colegas nos locais de trabalho e com a população sobre os motivos da nossa greve, esclarecer as mentiras propagadas pela Prefeitura e conseguir mais apoio para a nossa luta por melhores condições de trabalho para atender aos cidadãos de Araucária. No dia 18 de maio, quarta-feira, faremos uma paralisação durante o todo dia para mostrar a força e a pressão dos servidores para essa administração. E após a negociação, ava­liaremos a proposta e, caso não atenda às nossas necessidades, voltaremos novamente para a greve”, prometeu o sindicato.

O Sismmar também alegou que a proposta da PMA não era o que o movimento esperava, mas representou um grande avanço. “Era o momento de respeitar a população e retomar o atendimento integral, suspendendo a greve. No entanto, este período até 18 de maio, será de intensa mobilização dos servidores”, anotou.

FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE