Greve quase esvazia abastecimento da cidade

Ao longo dos nove dias de greve, vários protestos foram registrados em Araucária
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Greve quase esvazia abastecimento da cidade
Ao longo dos nove dias de greve, vários protestos foram registrados em Araucária

 

A greve dos caminhoneiros completou nove dias nesta terça-feira, 29 de maio, e o comércio de Araucária sente drasticamente os impactos negativos do movimento. Algumas quitandas e açougues já não estão atendendo devido à falta de produtos para oferecer aos clientes. Em alguns supermercados não há mais leite, carnes e hortifrutigranjeiros.

O Açougue Bela Vista (jardim Iguaçu) está fechado desde a segunda-feira, 28, pois não tem mais carnes para vender. Da mesma forma as quitandas RV Frutas e Verduras (Porto das Laranjeiras) e a Delícias do Campo (Costeira), que pertencem ao mesmo dono, também fecharam suas portas desde a sexta-feira, dia 25, porque as prateleiras de frutas e verduras estavam vazias e não há previsão de um novo abastecimento. O Sacolão Santa Regina (Jardim Santa Regina) ainda está atendendo, mas com pouquíssimos itens, que estão sendo adquiridos com produtores da região.

No supermercado Roça Grande (Capela Velha), não há mais carnes frescas, apenas congelados com poucas opções de frango e carnes suínas. As prateleiras de leite também estão vazias desde o segundo dia da greve, e há uma semana as gôndolas de hortifrutis não são abastecidas. São vendidos apenas alguns itens que foram adquiridos com produtores da região. No supermercado Condor do Centro não há mais leite disponível, apenas na opção sem lactose, no setor de pães embalados, existe somente uma marca disponível, não há mais ovos e no açougue as opções de carnes estão bem abaixo no normal.

Postos retomam a venda de combustíveis

Aos poucos a venda de combustíveis vai sendo normalizada nos pontos da cidade. As filas gigantes que foram registradas nos primeiros dias da greve, começam a reduzir. São poucos os estabelecimentos que ainda não dispõe do produto.

A reportagem do Jornal O Popular fez uma pesquisa na tarde desta terça-feira, 29 de maio, para saber em quais postos havia combustível, se estava tendo filas e se o abastecimento estava limitado. Nos postos Cristal, Cordilheira, Rudipel, O Cupim, Fialla II e Avenida, a venda estava liberada, sem limite de litros por veículo, com filas pequenas.

No Posto Tio Zico IV e Auto Posto Contenda não havia restrições de litros, mas as filas ainda seguiam gigantes. Nos postos A Força do Óleo e Xodó não havia combustível, mas a informação é de um carregamento está para chegar a qualquer momento.

Greve quase esvazia abastecimento da cidade
As filas gigantes na busca por combustíveis tomaram conta das ruas da cidade

Atendimento nas unidades de saúde

Mesmo apesar da greve, o atendimento em todos os postos de saúde e unidades de urgência e emergência segue dentro da normalidade. A Secretaria de Saúde explicou que vem acompanhando os fatos e, caso seja necessário, repassará as orientações para seus profissionais.

Transporte coletivo

O transporte coletivo em Araucária também opera dentro da normalidade, tanto as linhas locais do Triar quanto as linhas metropolitanas. A administração municipal disse que está trabalhando para que o atendimento à população seja poupado, ao máximo, das consequências da paralisação nacional.

Escolas municipais e estaduais

A Secretaria Municipal de Educação, decidiu suspender as aulas em toda a rede municipal de ensino (escolas, CMEIs, Centros Municipais) desde ontem, 29 de maio. A suspensão será mantida nesta quarta e sexta-feira, dias 30 de maio e 1º de junho. Dentro da programação do calendário escolar, os dias parados serão repostos. Segundo a SMED, foi necessária a suspensão porque devido à falta de combustíveis, o transporte escolar e a distribuição dos alimentos da merenda foram prejudicados.

Nos colégios estaduais as aulas também foram suspensas desde ontem, 29 de maio, e esta quarta-feira, 30. Lembrando que na quinta-feira, 31, é feriado nacional de Corpus Christi, e na sexta-feira, 1º de junho, é recesso previsto no calendário escolar. As aulas só serão retomadas na segunda-feira, 4 de junho.

Coleta de lixo

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o serviço de coleta de lixo (lixo comum, especial, reciclável e hospitalar) está normal em quase todas as regiões do município. A única dificuldade foi encontrada nas regiões do Thomaz Coelho e da Vila Angélica onde, na última sexta-feira, 25 de maio, a equipe foi impedida de acessar o local. Outros serviços da área também ocorrem normalmente.

Atividades esportivas do final de semana foram suspensas

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer também informou que algumas atividades previstas para o último fim de semana foram canceladas, no entanto, manteve a programação de ontem, 29 de maio, e desta quarta-feira, 30. A Secretaria de Cultura e Turismo informou que o atendimento, até o momento, segue normal e que, caso ocorra alteração, os professores dos cursos avisarão os alunos.

 

 

 

Fotos Marco Charneski

Publicado na edição 1115 – 30/05/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE