Gripe: Araucária supera 94% de vacinação do público-alvo da campanha

Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Objetivo da vacinação é reduzir a mortalidade causada pela gripe bem como suas complicações
Objetivo da vacinação é reduzir a mortalidade causada pela gripe bem como suas complicações

Dados preliminares da Se­cretaria de Saúde apontam que o município de Araucária conseguiu vacinar 94,58% do seu público-alvo da campanha nacional de vacinação que encerrou no último dia 20 de maio. A meta para cada grupo era superar 80%. Segmentos como idosos (acima de 60 anos), trabalhadores da Saúde e mu­lheres em período pós-parto (até 45 dias) chegaram a superar os 100%, a quantidade total prevista pela Secretaria de Estado da Saúde para vacinação. Somente o grupo das gestantes ficou abaixo da meta (com 66,13% de vacinadas).

Os números mostram a porcentagem de cobertura de vacinação por grupos no município: entre as crianças de 6 meses a menos de 5 anos 85,09% receberam a vacina. Para os idosos a porcentagem chegou a 107,79%. Nos trabalhadores da saúde foi de 102,80% e mulheres em período pós-parto atingiu 110,20%.

A campanha de vacinação contra gripe ocorreu de 25 de abril a 20 de maio em Araucária. As doses protegem contra os vírus influenza H1N1, H3N2 e B. O objetivo da vacinação contra influenza é contribuir para a redução da mortalidade causada pela gripe e suas complicações. A pessoa vacinada pode até desenvolver a gripe, mas de forma mais branda.

H1N1 – Os sintomas da H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. A insuficiência respiratória é um sintoma frequente da gripe H1N1 que não é devidamente tratado. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.

FOTO: Carlos Poly/SMCS

Compartilhar
PUBLICIDADE