Grupo de apoio auxilia cuidadores e familiares de pacientes com Alzheimer

Encontros acontecem na Clínica de Saúde da Mulher e do Idoso. Foto: Carlos Poly
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Encontros acontecem na Clínica de Saúde da Mulher e do Idoso
Encontros acontecem na Clínica de Saúde da Mulher e do Idoso

Um grupo de apoio criado em agosto na cidade promete auxiliar cuidadores e familiares de pacientes com a doença de Alzheimer. Toda primeira segunda-feira do mês os interessados podem assistir a pa­lestras na Clínica de Saúde da Mu­lher e do Idoso de Araucária sobre o assunto e trocar experiências.

A intenção é colaborar com os cuidadores e familiares para que entendam mais sobre a doença, tirem dúvidas, possam superar algumas dificuldades, aceitem melhor o diagnóstico e que assim possam dar um amparo familiar adequado, com paciência e com adoção de cuidados especiais para garantir que o paciente obtenha mais qualidade de vida e independência.

“Em 2013 meu pai começou a apresentar alguns sintomas, esquecia muito, falava só do passado. Fizemos todos os exames necessários e ele foi diagnosticado com a doença. Nós ainda não sabemos muito como agir, tem sido tudo muito recente. No grupo escutamos testemunhos de ou­tras pessoas e tem sido muito útil. Ajuda a saber como agir e o que esperar”, relata Maria Madalena Ferreira Alves, de 42 anos.

Conduzem os encontros mensais do grupo de apoio profissionais das áreas de geriatria, nutrição, psicologia, fisioterapia e enfermagem. O geriatra aborda questões fisiológicas do paciente; o psicólogo ajuda a estimular o desenvolvimento cognitivo e social do paciente e também melhorar o modo como encaram a nova condição; o nutricionista, além de incentivar a alimentação saudável dá dicas de mudanças alimentares, pois em alguns casos os pacientes possuem dificuldade de deglutição; e o fisioterapeuta orienta sobre a prática de atividade física, a qual oferece benefícios neurológicos e melhora a coordenação e a força muscular.

Fluxo – Os pacientes diagnosticados com Alzheimer são encaminhados pelas unidades básicas de saúde para acompanhamento na Clínica de Saúde da Mulher e do Idoso, a qual possui profissionais especializados para atendimentos da terceira idade. Para familiares e cuidadores participarem do grupo de apoio não é necessário encami­nhamento. Os encontros acontecem toda primeira segunda-feira do mês na Clínica da Mulher e do Idoso (no Complexo do NIS), a partir das 14 horas.

Compartilhar
PUBLICIDADE