Grupo Wesoly Dom participou do evento Folk Dance Fest, em São Paulo

Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Grupo Wesoly Dom participou do evento Folk Dance Fest, em São Paulo
Foto: divulgação

 

Nos dias 10 a 17 de novembro, foi realizada a primeira edição do Folk Dance Fest, em Olímpia, São Paulo. O evento contou com a participação de diversos grupos folclóricos nacionais e internacionais, entre eles o grupo folclórico polonês Wesoly Dom.

Com 18 anos de sucesso, o grupo araucariense foi criado com o objetivo de manter viva a cultura dos imigrantes poloneses por meio do folclore. Para participar do festival, 25 dançarinos encararam a viagem de 14 horas em um micro ônibus até a Estância Turística de Olímpia, conhecida como a Capital Nacional do Folclore.

Rafael de Freitas do Nascimento, 27 anos, participa do grupo como dançarino há pouco mais de um ano. O assessor jurídico conta o quanto essa experiência foi incrível: “A oportunidade de conhecer outras culturas e poder mostrar a cultura polonesa para pessoas que nunca viram é muito rica”. Na confraternização a equipe apresentou seis coreografias, sendo elas a Szot Madziar, Rzeszów, Polonez, Suita Śląska, Kołomajka* e Kujawiak z Oberek.

O grupo presenteou as autoridades da cidade com uma pêssanka, que é um objeto tradicional do folclore polonês, uma mini casa, feita de palha e com falhas de pinhão, representando o nome do grupo, casa feliz e também livros sobre a história de Araucária.

Toda a programação do evento foi gratuita e aberta ao público. Aconteceram também workshops, simpósio, feira de artesanato e apresentações nos parques aquáticos da cidade. Além disso, os grupos puderam visitar o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, conhecendo a história da região. Esta confraternização que reuniu cerca de 10 mil pessoas está prevista para acontecer todos os anos.

Compartilhar
PUBLICIDADE