HMA justifica erro cometido em laudo de exame

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Um erro no laudo de uma ecografia deixou uma paciente do Hospital Municipal de Araucária – HMA revoltada. Logo após receber o resultado do exame, Keila Bressiani postou o caso nas redes sociais, indignada porque no laudo constava que seu baço estava com a forma e a textura normais, com textura sólida e homogênea e, no entanto, ela já tinha retirado o órgão há três anos.

“Estou indignada, pois fiz uma ecografia no HMA e constou que meu baço está normal. A pergunta é: que baço? Se tirei ele já faz três anos por causa de esferocitose (anemia). Parece pequeno, mas é um erro grave para um hospital desse porte. Fica aqui minha indignação com o total desrespeito com o usuário. Gostaria muito que vocês compartilhassem”, disse a mulher através da fanpage do Jornal O Popular.

Em resposta à publicação veiculada nas redes sociais pela paciente Keila Bressiani, o HMA informou que não ocorreu falha na rea­lização da ultrassonografia de abdômen, mas houve, de fato, um erro no momento da transcrição do laudo. Explicou ainda que o médico responsável pelo laudo afirmou que no momento da avaliação do exame de imagem observou a ausência do baço, mas errou na hora de transcrever a informação para o laudo. Este equívoco, contudo, não prejudicou o tratamento e não ocasionou nenhum tipo de risco para a paciente.

Keila realizou o exame no dia 31/01/2016 e, logo após a identificação do erro, foi contatada pelo HMA para esclarecer sobre o ocorrido e reagendar um novo exame. O profissional responsável pelo laudo também foi notificado pela direção do hospital. Para garantir mais segurança aos pacientes, o processo de laudo dos exa­mes será reavaliado pelo núcleo de gestão da qualidade do hospital e, se necessário, serão implantadas novas práticas de controle.

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