HMA tem um novo diretor geral

O cirurgião dentista Guilherme Fernandes Graziani já tem experiência em gestão de saúde. Foto: Everson Santos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
HMA tem um novo diretor geral
O cirurgião dentista Guilherme Fernandes Graziani já tem experiência em gestão de saúde. Foto: Everson Santos

 

O Hospital Municipal de Araucária (HMA), está sob nova direção. O cirurgião dentista Guilherme Fernandes Graziani, de Curitiba, foi empossado diretor geral da instituição, que atualmente é administrada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa). A posse aconteceu no último dia 7 de janeiro.

Guilherme tem ampla experiência em gestão de saúde, o que será fundamental frente ao desafio de dirigir o HMA, em tempos de crise nacional. O novo diretor falou sobre o seu papel no futuro da saúde araucariense. “Enquanto diretor da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, visitei vários hospitais da região e meu primeiro contato com o HMA foi em 2017, quando os problemas eram muitos. Hoje, ao retornar como diretor, vejo uma instituição mais organizada e estruturada. É claro que existem falhas, mas pretendemos corrigi-las. Nossa missão é aproveitar toda a estrutura física e humana do HMA. A equipe é muito boa, só precisa de um novo modelo de gestão para potencializar resultados. Ser gestor de um hospital é um grande desafio, e nossa meta será fazer melhor, mesmo com a escassez de recursos”, argumentou.

Guilherme se intitula um perfeccionista, e este perfeccionismo pode se tornar seu grande aliado quando o assunto em questão é a saúde pública. “Já penso em fazer pequenas reformas nas instalações do hospital, como por exemplo, no telhado da recepção, hoje totalmente de vidro transparente, que reflete o sol forte e acaba prejudicando as pessoas que aguardam atendimento. Tenho planos para ampliar a oferta de consultas, aliada a um trabalho de conscientização, para que a população não falte nos horários agendados, evitando gerar ônus desnecessários para o Município”, argumentou.

Ainda de acordo com o diretor, a Secretaria Municipal de Saúde está afinada em melhorar os serviços para a população, para isso, deverá realizar várias ações globais no decorrer deste ano. Os mutirões de consultas e exames, incluindo várias especialidades, visam reduzir as filas de espera. “São muitos projetos que podem melhorar a qualidade do sistema municipal de saúde, e o mais importante é que vamos comandar o HMA com muita transparência, pois queremos deixar um legado para as futuras gestões”, pontuou.

Experiência

Guilherme Fernandes Graziani se formou em Odontologia pela Universidade do Sagrado Coração – Bauru, SP, em 2001. É especialista em Ortodontia pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais (USP), possui Mestrado em Políticas Públicas pela UFPR e Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Governamental – Gestão Estratégica pelo Instituto Publix.

Já exerceu os cargos de vice-presidente do Conselho de Saúde (2012-2013), participou da implementação do Projeto Rede Mãe Paranaense e da comissão organizadora da Conferência Estadual de Saúde, foi coordenador estadual de Saúde Bucal do Paraná (2015-2016), com atuação na implantação da Rede de Saúde Bucal nos 399 municípios paranaenses e na revisão da Linha Guia de Saúde Bucal.

Já foi vice-presidente do Conselho de Saúde (2017-2018), coordenou a 1ª Conferência Estadual em Vigilância em Saúde, foi conselheiro municipal de saúde de Curitiba (2017-2018), diretor da 2ª Regional de Saúde Metropolitana. Realizou a gestão do SUS nos 29 municípios, lançou o “entrega em casa” da farmácia especial do Paraná, implantou o sistema de agendamento na farmácia do Paraná, inaugurou o prédio novo da Regional de Saúde, auxiliou no lançamento do Centro de Especialidades do Paraná (Comesp) e participou da implantação do SAMU em Almirante Tamandaré.

Guilherme também foi presidente da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Federal de Odontologia – DF e coordenador da Câmara Técnica de Avaliação das Residências Multidisciplinar do MEC.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1147 – 24/01/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE