Hospital Municipal realiza 1º procedimento para captação de órgãos para doação

Sempre com a autorização da família, é possível doação de até 20 órgãos de um único doador
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Sempre com a autorização da família, é possível doação de até 20 órgãos de um único doador
Sempre com a autorização da família, é possível doação de até 20 órgãos de um único doador

O Hospital Municipal de Araucária (HMA) deu mais um importante passo para ajudar a salvar a vida de pessoas que estão à espera de um transplante. Na última semana, foi realizado o primeiro procedimento para captação de órgãos no hospital, possibilitando que pacientes que necessitam de um órgão para continuar a viver possam receber a tão aguardada doação.

Graças a atuação das equipes médicas e de enfermagem do HMA, foi possível realizar com sucesso o procedimento para retirada de rins e fígado de uma paciente de 62 anos. A captação foi realizada pela equipe da Central Estadual de Transplantes, que é responsável por todo o processo, que vai desde a abordagem aos familiares para que seja autorizada a doação, até o transplante para o paciente que aguardava na fila de doação.

“O HMA trabalhou em parceria com a Central para que os órgãos pudessem ser captados com êxito. Este trabalho contribui para que seja possível realizar novos procedimentos como este no futuro e ajudar a salvar vidas”, explica o médico Dr Cauê Azevedo Lima.

Contudo, para que a doação seja possível, é imprescindível o envolvimento de toda a família do doador. A Coordenadora de Enfermagem do HMA, Edilene Barboza Ferreira, explica que é necessário que os familiares próximos autorizem a doação de forma unânime. Se apenas um for contra, o procedimento não é realizado. “Mesmo que em vida a pessoa se considere doadora de órgãos, na hora da morte, preva­lecerá a vontade da família”, comenta Edilene.

Por essas questões, é importante que as pessoas conversem sem preconceitos em relação ao assunto com seus familiares pró­ximos, deixando claro se desejam ou não doar seus órgãos. O Diretor Técnico do HMA, Dr Julio Cesar Assef, afirma que a doação de órgãos ainda é muito baixa no Brasil e que apenas um doador pode ajudar a salvar várias vidas. “Dependendo do estado de saúde do doador e da condição do falecimento, é possível doar até 20 órgãos, como por exemplo, rins, pele, coração, córneas e outros”, afirma o médico.

FOTO: Divulgação HMA

Compartilhar
PUBLICIDADE